sexta-feira, 29 de maio de 2015

Eleição da Fifa


Blatter é reeleito na Fifa após desistência de concorrente

BlatterO atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo à frente da entidade. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, quando o mandatário derrotou seu único concorrente, o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia.
Blatter havia vencido o primeiro turno das eleições por 133 votos a 73. Com a ampla vantagem conseguida, apenas uma reviravolta improvável com a nova votação dos 206 países representantes daria a vitória ao seu concorrente, que não viu necessidade em realizar o segundo turno (no qual bastariam 104 votos a Blatter). O suíço, de 79 anos, está no cargo desde 1998, quando sucedeu João Havelange. Sua gestão terá duração de mais quatro anos.
– Agradeço por me aceitarem pelos próximos quatro anos. Não vou desafiar vocês, mas temos de resolver problemas de organização dentro da Fifa. Precisamos de maior representatividade das federações, precisamos de mulheres, precisamos que as vozes repercutam na Fifa. Eu assumo a responsabilidade por trazer a Fifa de volta. Estou convencido de que faremos isso. Sou um homem persistente. Disse a vocês, gosto de vocês, gosto do meu trabalho, gosto de estar aqui. Não sou perfeito, ninguém é. Então, eu agradeço. Prometo a vocês, no fim do meu mandato, darei a Fifa ao meu sucessor em uma posição muito forte – afirmou Blatter logo depois da vitória.
Antes de Blatter, o candidato derrotado também se pronunciou. Ele agradeceu àqueles que votaram nele.
– Eu só queria agradecer a todos vocês. Foi uma bela jornada. Eu gostaria especialmente de agradecer a vocês que foram bravos o suficiente para votar em mim – disse Al-Hussein em seu discurso após anunciar a desistência.
A eleição aconteceu em meio à maior crise da história da Fifa. Às vésperas da votação, foram presos sete executivos do alto escalão da entidade nos últimos anos, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. A ação do FBI e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos jogou sombras em Blatter e referendou as reiteradas denúncias que abalaram a credibilidade da entidade recentemente.
Os representantes de cada país foram, um a um, votar em duas cabines, por ordem alfabética, em cédulas de papel durante o primeiro turno de votações. O Brasil foi representado pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmelio, que não confirmou em quem votou.
Joseph Blatter nasceu em 10 de março de 1936 na pequena cidade de Visp, na Suíça. Quando jovem, foi jogador de futebol. Depoisse tornou diretor esportivo, mas no hockey. Sua entrada na Fifa aconteceu em 1975, primeiro como diretor técnico e depois como secretário geral – até se tornar presidente em 1998.O recente escândalo de corrupção foi o maior golpe sofrido por sua gestão à frente da entidade. Ele viu alguns de seus principais aliados serem presos. Seu nome não consta na lista de suspeitos do FBI, mas os efeitos foram inevitáveis. Michel Platini, presidente da Uefa, pediu que ele renunciasse ao cargo. Os europeus foram orientados a votar em Al-Hussein.
Protesto
O dia foi tenso em Zurique. Cerca de 150 pessoas se reuniram no lado externo do prédio onde ocorreu a votação e protestaram contra a Fifa e Israel, em defesa da Palestina. O grupo tentou invadir o teatro e foi contido pela polícia. Antes, houve ameaça de bomba, e uma mulher, portando uma bandeira da Palestina, conseguiu invadir o auditório e atrapalhar o discurso de Blatter.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário