sábado, 18 de abril de 2015

Holografia digital

Câmera do seu smartphone pode salvar a sua vida

Câmera do seu smartphone pode salvar a sua vidaA câmera em seu celular pode ser utilizada para diagnosticar o câncer do colo de útero e o vírus do HPV, afirmam cientistas da faculdade de Medicina de Harvard.
O câncer do colo do útero é responsável pela morte anual de, aproximadamente, 4.800 mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Diagnosticar a doença é demorado e caro, especialmente em países com recursos limitados.
Pesquisadores do Hospital de Massachusetts, em Boston, e cientistas de Harvard estão avaliando que o uso da holografia digital - a construção de imagens em 3D de células usando um aplicativo de smartphone - poderia ajudar na análise do câncer.
O processo envolveria a introdução de amostras de sangue ou saliva em um pequeno cartucho ligado a um smartphone.
Luz é colocada sobre a amostra e padrões de luz difratada são detectados pela câmera do celular. Quanto mais microesferas - partículas que se ligam a moléculas específicas, como marcadores de HPV - aparecerem, maior o risco de câncer de colo do útero.
Os dados são enviados para um computador que reconstrói uma imagem das células presentes. Esta foto é enviada de volta para o smartphone, juntamente com o resultado. O processo todo custa US$ 1,80 e leva 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário