terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Só não pára quem não quer

SES disponibiliza medicamentos para tratamento de fumantes


SES disponibiliza medicamentos para tratamento de fumantesA Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, a partir de segunda-feira (26), o terceiro lote dos medicamentos para tratamento de fumantes aos 197 municípios que aderiram ao Programa  Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), do Ministério da Saúde. São comprimidos de bupropina; adesivos e gomas de mascar de nicotina para um público estimado em 14.870 pacientes.

O PNCT é um programa criado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenado em conjunto com o Ministério da Saúde, que visa a redução da população de fumantes no país e a melhoria no acesso ao tratamento na Rede SUS.

Desde 2013, quando houve a adesão de 197 municípios paraibanos ao PNCT, através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), o serviço de tratamento do fumante passou a ser oferecido nas Unidades de Saúde da Família dessas localidades.

“Devido ao grande impacto das doenças crônicas no país, este programa possibilita um maior acesso do usuário ao tratamento, de forma integral, visto que a atenção básica configura-se em cenário oportuno para a execução das ações de controle do tabagismo”, disse a técnica da Gerência Executiva de Atenção a Saúde, referência para Atenção Básica – SES/PB, Mayara Dinamine.

Além das Unidades de Saúde da Família, o atendimento ao fumante também é feito na Capital, nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), dos bairros de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo; no Centro de Saúde, de Mandacaru e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Rangel e nos CAPS de Guarabira; Cuité; Patos; Piancó; Cajazeiras; Princesa Isabel; Sousa; Monteiro; Catolé do Rocha e Itabaiana.
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário