sábado, 13 de dezembro de 2014

Eu, hein!

Homens são mais idiotas que mulheres, revela estudo baseado em mortes "estúpidas"


Um estudo feito com dados do site inglês Darwin Awards, um raking que reúne todas as mortes "estúpidas" pelo mundo, mostrou que quase 90% das vítimas são homens. O quadro serviu de base para a chamada "teoria da idiotice masculina" (MIT, em inglês) que foi apresentada por pesquisadores em artigo publicado no "British Medical Journal". A teoria defende que pelos critérios da seleção natural de Charles Darwin os homens são mais idiotas que as mulheres.
O Darwin Awards reúne mortes consideradas idiotas ou inusitadas desde 1991. Entre os casos agrupados estão o de um terrorista que morreu ao abrir a própria carta-bomba, devolvida pelos Correios por falta de selos. Outro caso é de um homem que deu um tiro na cabeça para mostrar que a arma era verdadeira.
Ao longo desde tempo, foram reunidos 332 casos no site. Destes, 14 foram descartados da análise por terem sido compartilhados por homens e mulheres - casais que geralmente morreram em aventuras. Dos 318 casos válidos, 282 (88,7%) foram atribuídos a homens e somente 36 a mulheres.
Para os pesquisadores, os homens estão mais dispostos a assumir riscos considerados desnecessários, seja por um rito de passagem ou apenas em busca de um reconhecimento social, para poderem "se gabar". "De acordo com a teoria da idiotice masculina, muitas das diferenças nos comportamentos arriscados podem ser explicadas pelo fato de que os homens são idiotas e idiotas fazem coisas estúpidas", afirma diz Dennis Lendrem, da Universidade de Newcastle.
Os pesquisadores destacam que a teoria precisa de análise mais aprofundada, como analisar se há limitação porque mulheres podem ficar mais propensas a indicar homens para o site ou pelas diferenças no consumo de álcool entre os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário