segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Impeachment, não!

FHC condena impeachment, mas pede “desconfiança” a diálogo pedido por Dilma

Tucano também mostrou-se indignado por ter sido tratado na campanha como o responsável pela quebra do Brasil



"Em uma democracia não cabe às oposições, como ao povo em geral, senão aceitar o resultado das urnas. Mas nem por isso devemos calar sobre o como se conseguiu vencer, nem sobre o porquê se perdeu." Foram com essas palavras que Fernando Henrique abriu seu artigo. Para o presidente, o "lulopetismo" transformou Marina Silva em "porta-bandeira do capital financeiro” e Aécio em "playboy".

O tucano também mostrou-se indignado por ter sido tratado na campanha como o responsável pela quebra do Brasil e dos bancos estatais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, em "um rosário de mentiras e distorções".

Em razão da suposta postura do PT, ele pediu desconfiança em relação ao discurso da presidente reeleita, que conclamou diálogo com a oposição para "unir o Brasil". "Diante do apelo ao diálogo da candidata eleita devemos responder com desconfiança: primeiro mostre que não será leniente com a corrupção. Deixe que os mais poderosos e próximos (ministros, aliados ou grandes líderes) respondam pelas acusações."

Mas suas principais críticas foram dirigidas a Lula que, de "língua solta, diz o que quer quando lhe convém". O tucano responsabiliza o petista pela invenção de uma "batalha dos pobres contra os ricos”. “Eu não sabia que metade do eleitorado brasileiro, que votou em Aécio, é composta por ricos..."

Fernando Henrique também reservou um pequeno parágrafo para autocrítica. Ele disse que a oposição também errou, especialmente por seu desenraizamento dos movimentos sociais. "Quem está na oposição precisa bradar suas razões e persistir na convicção, apontar os defeitos do adversário até que o eleitorado aceite sua visão. Para isso precisa organizar-se melhor e enraizar-se nos movimentos da sociedade."

IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário