terça-feira, 7 de outubro de 2014

106.162 votos

Para aonde vai o eleitorado de Vital?



Com um eleitorado pequeno, porém decisivo, o senador Vitalzinho pode (em tese) definir o vencedor no próximo dia 26 de outubro. Com 106 mil votos obtidos, é necessário analisar o sentimento desse eleitorado.
Pertencente a um partido de oposição ao Governo RC, desde o primeiro dia de gestão, Vital era o candidato mais oposicionista, superando inclusive o senador Cássio, que se manteve aliado a RC até o início de 2014. Logo, podemos deduzir que a maioria do eleitor de Vital comunga com a ideia de oposição ao PSB e não aprova o atual governo.
Além desse sentimento, também devemos analisar de quais municípios vieram os votos de Vital. Por exemplo, em Campina Grande o peemedebista obteve 17.827 votos, chegando a 8,35%, o que representa a segunda maior votação por cidade. Pela lógica, a maioria desse eleitorado deve migrar para outro filho da terra, ou seja, Cássio.
Já em João Pessoa, Vital teve 17.745, o que representou 4,68% na Capital. A tendência é que a maioria desse eleitor acompanhe o governador Ricardo Coutinho.
Em Guarabira, Vital teve a sua maior votação por cidade, chegando a 19,98% dos votos (5.577 sufrágios). Como Cássio venceu na cidade, espera-se que a maior parte desse eleitorado acompanhe o tucano. A falta de obras do atual governo na região pode ajudar nessa migração.
Como a Paraíba está dividida, creio que o mesmo vai acontecer com o eleitor de Vital, mesmo que ele anuncie apoio a um dos dois candidatos. Mas com certa vantagem para Cássio, que personifica hoje a oposição ao governo do PSB.
Blog do Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário