segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Seriam 308 mil votos de maioria!

O QUE DIZEM OS NÚMEROS DO IBOPE


Por Walter Santos

Enfim, depois de uma fase de jejum na Paraíba sem ninguém tendo acesso à pesquisa oficial registrada nos Tribunais Regional e Superior Eleitoral sobre a corrida eleitoral eis que a Rede Paraiba de Televisão promove a divulgação de nova rodada de aferição da tendência popular envolvendo os principais candidatos ao Governo.

De acordo com o Ibope, se as eleições fossem hoje o candidato Cássio Cunha Lima teria 47% das intenções de voto contra 33% em favor do candidato Ricardo Coutinho e 4% do candidato Vital do Rego Filho.

Em tese, tomando por base outras aferições, os candidatos Cássio e Ricardo tiveram leve crescimento, pois o tucano margeava em torno de 43, 44% passando agora a ter mais três dígitos, algo semelhante relativamente ao do candidato à reeleição, anteriormente sempre na casa dos 29% aparecendo com 33%.

Na prática, Cássio se mantém na liderança das projeções feitas até o presente momento. Se for levado em consideração, segundo especialistas, cálculos que indicam cada ponto representando estatística na casa dos 22 mil votos, a diferença de 14 pontos estaria hoje em torno de 308 mil votos.

Em síntese, este é apenas um flagrante de momento e com tal precisa ser encarado aguardando os desdobramentos futuros dos fatos políticos nestes pouco mais de trinta dias de campanha para se saber se há manutenção ou alteração de quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário