sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Racismo

Parte da casa de jovem que ofendeu Aranha é incendiada em Porto Alegre

Por Globoesporte
Patrícia Moreira depoimento racismo Grêmio (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)
Patrícia Moreira chorou ao conceder entrevista (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)

Após ter a casa apedrejada e sofrer ameaças nas redes sociais, Patrícia Moreira, que proferiu injúrias raciais contra o goleiro Aranha, teria tido parte de sua residência incendiada na madrugada desta sexta-feira. Segundo o advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, o fogo começou por volta das 4h da manhã. Não havia ninguém no local, que está fechado desde o dia do jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil.
Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Arquivo pessoal)Parte da casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com Rossato, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter as chamas.
- O incêndio foi de pequenas proporções, mas houve o incêndio.Pegou uma parte pequena da casa e ninguém se feriu - garantiu o advogado ao GloboEsporte.com.
Depois de inicialmente negar a ocorrência, o Corpo de Bombeiros confirmou o fogo na residência de Patrícia. De acordo com a corporação, o incêndio foi de pequenas proporções e quando a equipe chegou ao local o fogo já havia sido controlado por vizinhos e familiares.
Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Parte da casa de Patrícia foi atingida pelo fogo (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
De acordo com um dos irmãos de Patrícia, o fogo foi ateado em um banco de madeira.Vizinhos perceberam as chamas, por volta das 4h, e apagaram antes que pudessem atingir a residência. Segundo o delegado da Polícia Civil Thiago Baldin, uma vizinha foi convocada a prestar depoimentos sobre o caso.
- A vizinha que viu comunicou um dos irmãos da patrícia às 4h. Não há registro de chamado nos Bombeiros, e a Polícia Civil não havia sido comunicada. Ela (vizinha) foi levada para a DP para tomarmos o depoimento dela agora, para ver se ela viu alguém. Preservamos o local e estamos aguardando a equipe do Instituto Geral de Perícias  para realização da perícia. Apenas o irmão dela, que é o dono da casa, entrou lá - relata.
Vizinhos de Patrícia Moreira observam casa que foi incendiada (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)
Vizinhos de Patrícia Moreira observam casa que foi incendiada (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)
Uma das vizinhas, a atendente Márcia Muller, se disse "impressionada" com os acontecimentos e defendeu Patrícia, a quem conhece há cerca de dois anos.
- Eu esto impressionada com o modo como eles estão agindo. O que tem a casa a ver? Ela já está pagando pelo que fez. Vao fazer o que agora com ela? É uma ignorância. Ela não é racista, ela tem amigos próximos que são morenos - contou.
Diante da repercussão do caso, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Nem a mãe diz saber de seu paradeiro. Pedras foram jogadas em direção a sua casa. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.
Na última semana, Patrícia prestou depoimento à polícia e fez um pronunciamento à imprensa. Ela negou ser racista e pediu perdão ao goleiro Aranha.
- Boa tarde, eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. O Grêmio é minha paixão. Minha paixão mesmo. Eu vivi sempre indo ao jogo do Grêmio. Sempre. Largava tudo pra ir no jogo do Grêmio. Peço desculpas pro Grêmio, pra nação tricolor, não queria nunca prejudicar o Grêmio. Eu amo o Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo - disse.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário