Mais de 4,5 mil adultos estão com excesso de peso ou obesos na Paraíba, segundo relatório sobre o estado nutricional dos indivíduos acompanhados nas unidades básicas de saúde do estado. Porém, esse número pode ser bem maior já que ele está dentro de um universo de apenas 7.342 pessoas que foram investigadas.
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado – revelando sobrepeso ou obesidade.
Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.
Paraíba contabiliza redução de 1.691 policiais em três anos
Enquanto os números da violência crescem na Paraíba, o de policiais é reduzido. Conforme dados de Relatório da Polícia, comparado com 2006, a Polícia Militar conta hoje com menos 1.395 policiais, enquanto a Polícia Civil registra 286 pessoas menos em seus quadros. Um total preocupante de evasão de 1.691 policiais. Além disso, há 411 sem função definida na corporação e outros 2.450 deixaram a PM por motivos diversos.
Em 2003, segundo os dados, a Paraíba contava com 1.021 policiais civis e 7.300 policiais militares.
Em matéria publicada no último dia 10 de agosto pelo jornal O Globo, a Paraíba foi apontada como o segundo Estado do País com maior aumento no número de assassinatos nos últimos anos, segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Segundo o levantamento do Fórum, a Paraíba registrou uma taxa de homicídios que chega 39,3 por 100 mil habitantes, em 2012. Um aumento de 61,73% na quantidade de homicídios registrados no Estado.