terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cássio vence de ponta a ponta!

Pesquisa: 56% acreditam na vitória de Cássio; tucano vence em todas as regiões

O levantamento mostra que Cássio está melhor posicionado na região do Agreste, com 55% das intenções de voto.


O senador Cássio Cunha Lima do PSDB lidera as intenções de voto na corrida ao Governo do Estado para as eleições deste ano. Na pesquisa do Ibope, divulgada ontem (01) pela TV Cabo Branco, em João Pessoa, e TV Paraíba em Campina Grande, o tucano teve 47% de aceitação por parte dos paraibanos. Ele está 14 pontos percentuais à frente do seu principal adversário, o candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB), que tem 33% das intenções de voto.
Em terceiro lugar está o senador Vital do Rêgo Filho do PMDB, com 4% das intenções de voto, seguido do deputado major Fábio (PROS), com 1%. Os demais candidatos, Tárcio Teixeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU), tiveram menos de 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somaram 8% e os que não sabem ou não responderam 6%.
De acordo com a classificação realizada pelo Ibope, os entrevistados apontaram Cássio Cunha Lima como o candidato favorito para vencer as eleições na Paraíba, independente da sua intenção de voto. Para 56% dos eleitores, o candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima, venceria o pleito de 5 de outubro. Os que mais acreditam na sua vitória são os eleitores do sexo masculino, que somam 57%. Por idade, seu favoritismo maior se destaca no grupo dos que têm de 45 a 54 anos (61%). Por grau de escolaridade, a preferência maior está entre os eleitores da 5ª à 8ª série do ensino fundamental (59%).
Ricardo Coutinho, candidato do PSB, é considerado favorito para vencer as eleições na Paraíba por 26% dos eleitores, tanto do sexo masculino como do sexo feminino. Seu favoritismo maior se dá entre os eleitores jovens, com idade de 16 a 24 anos (34%). Por grau de instrução, a preferência maior pela sua vitória acontece com os eleitores de nível superior (32%).
O senador Vital do Rêgo obteve 1% de preferência para vencer o pleito. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Os eleitores que não sabem ou não responderam somam 16%.
Regiões
O levantamento mostra que Cássio está melhor posicionado em todas as regiões, com destaque para a região do Agreste, onde aparece com 55% das intenções de voto contra 24% de Ricardo. O melhor desempenho de Ricardo se dá na região do Litoral, com 39% das intenções de voto, mesmo assim, Cássio aparece a frente com 41%. 
Já por renda familiar, Cássio está melhor posicionado, com 49% das intenções de voto, entre os grupos que vão até 2 salários mínimos. Ricardo se situa melhor entre os eleitores com até 1 salário mínimo (35%) e Vital, entre os eleitores com renda de mais de 2 salários mínimos (6%).
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, Cássio Cunha Lima lidera com 38% das intenções de voto, de acordo com os números divulgados pelo Ibope. Já Ricardo Coutinho obteve 26% das intenções de voto e Vital do Rêgo Filho tem 3% da preferência dos eleitores.
Outros candidatos somaram 2%. Os votos brancos e nulos somam 6%, enquanto 25% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. O Ibope perguntou em quem a pessoa votaria para governador da Paraíba se a eleição fosse hoje, sem apontar nomes.
Rejeição
A pesquisa Ibope quis saber do eleitor em qual dos candidatos a governador da Paraíba ele não votaria de jeito nenhum. Os números mostram o governador Ricardo Coutinho na primeira posição, com 33% de rejeição. Em seguida vem o senador Cássio Cunha Lima, com 23%. O senador Vital do Rêgo ocupa a terceira posição, com 22%. Major Fábio e Tárcio Teixeira detêm os mesmos índices: 21%. Já Antônio Radical tem 18% de rejeição. Os eleitores que poderiam votar em todos somam 8% e os que não sabem ou não responderam somam 11%.
Candidato à reeleição, Ricardo tem maior índice de rejeição entre os eleitores do sexo masculino, que somam 35% contra 32% do sexo feminino. O mesmo ocorre com Cássio, que detém 26% de rejeição entre os homens contra 21% entre as mulheres. Por grupo de idade, o candidato do PSB é pior avaliado pelos eleitores entre 45 e 54 anos (37%), enquanto o seu opositor se destaca no eleitorado jovem, com idade entre 16 e 24 anos (28%).
A pesquisa
A pesquisa Ibope foi realizada nos dias 28 a 31 de agosto de 2014, ouvindo 812 eleitores em 43 municípios paraibanos. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Contratada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o protocolo nº PB-00022/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº BR-00481/2014.
Da Redação com Jornal da Paraíba
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário