sábado, 6 de setembro de 2014

A adesão de Tatiana!


INVADINDO TERRITÓRIO


Na máxima da política, a melhor defesa é o ataque. A atração do apoio da médica Tatiana Medeiros é uma forma implícita do governador Ricardo Coutinho fustigar seus dois adversários, Vital do Rêgo e Cássio Cunha Lima, de uma só vez. E em pleno ‘terreiro’ campinense.

A adesão da candidata à deputada estadual pelo PMDB e ex-secretária de Saúde não tem potencial de impactar contingente de votos a favor do governador e candidato a reeleição, nem de incomodar as candidaturas nativas, mas cumpre seu papel simbólico de mostrar Ricardo em cena, vivo e operante. 

A Cássio, o socialista manda dizer que está disposto a furar bloqueios e resistências em Campina Grande e a pontuar na cidade acima das expectativas do bunker cassista. É o jeito político de tentar expressar o que ele já vem dizendo em entrevistas e discursos: “Campina não tem dono”.

O gesto de ‘arrancar’ Tatiana dos Vital, grupo que ‘patrocinou’ sua ascensão na política, serve para aniquilar ainda mais as forças do projeto partidário improvisado na base do desejo e estratégia maior de evitar a migração do PMDB para os braços do governador, aliança (frustrada) que poderia vitaminar sua reeleição.

Ao impor essa baixa, Coutinho balança as estruturas dos herdeiros de Vital do Rêgo na sua principal base e berço político e abre um caminho para outros peemedebistas inclinados a tomar rumo diferente da candidatura própria, em luta para não ser levada pela onda avassaladora da polarização protagonizada por PSB e PSDB.

Dessa fase em diante, a simbologia das adesões exerce seu papel no imaginário coletivo, sobretudo, na faixa do eleitorado indeciso. Por isso, o governador sinaliza interesse em intensificar esses movimentos. Como Campina Grande é um capítulo à parte da disputa, vai certamente ganhar tratamento especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário