domingo, 24 de agosto de 2014

Superação de adversidades

A simbologia da paz em Araruna




Cássio, D. Wilma, Benjamim Olenka e Vital Costa: superação histórica
A campanha sucessória no Estado registra mobilização de todos os candidatos, alguns atraindo muita gente ao apoiamento, mas neste fim-de-semana – sábado mais exatamente, se faz indispensável avaliar o significado da superação de adversidades passadas para ver no mesmo ambiente e de projetos o candidato Cássio Cunha Lima com a família Maranhão (à exceção de José Maranhão) – leia-se Wilma, Benjamim e Olenka tendo ainda outro adversário histórico em Araruna, Ricardo Vital, todos no mesmo palanque.

Esta cena, histórica por sinal, tem uma simbologia que perpassa dos limites factuais e de momento porque significa ter de limpar do processo histórico uma intriga considerada para sempre mas que, nesta eleição de 2014, eis que a vida oferta outro rumo e perspectiva entre eles.

Intriga política não é fácil de resolver. Nós, por exemplo, acompanhamos como foi traumática a superação de ódios entre os lideres Antonio Mariz e Marcondes Gadelha, mas que em 1994 resolveram mesmo sob protestos de pessoas próximas construir uma relação proativa e de paz para sempre. Fomos testemunhas e personagem de costura de impacto histórico.

Recordo bem a difícil tarefa que foi costurar a aliança de Ronaldo Cunha Lima e Enivaldo Ribeiro, adversários ferrenhos em Campina Grande, mas que o processo histórico acabou sepultando ódios pessoais em nome de conquistas futuras em favor deles próprios, mas sobretudo da beleza de cidade fincada sobre a Serra da Borborema.

Os Morais e Medeiros (Efraim e Antonio Ivo – grande figura, in memoriam) também passaram por essa catarse histórica.

Enfim, a briga antiga entre Seu Beija e João Cunha Lima remotando aos “canfudós dos Judas” – permitam-me tal comparação, fomentada ainda pelos Moura, acabou de acabar com gesto de grandeza imensurável em termos de peso na alma dos que viviam em guerra sem fim – tudo, ao que parece, pela consciência espontânea de todos da necessidade premente de construir um tempo do bem-virá, como diria Geraldo Vandré, em nome de conquistas coletivas.

Neste particular, o candidato Cássio Cunha Lima mostrou-se mais do que mestre em espadachim, se viu um expert em desarmamento de espírito com compromisso de honrar um novo tempo nas relações dos ex-inimigos, agora comungados num mesmo ideal.

Em síntese, certamente que este novo arranjo político está tendo efeitos eleitorais.

Fonte: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário