quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Popularidade

Pesquisa mostra queda das torcidas de Flamengo e São Paulo


Pesquisa mostra queda das torcidas de Flamengo e São PauloO Flamengo segue sendo o clube mais popular do Brasil, segundo pesquisa do Ibope, divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Lance!. O clube carioca, contudo, viu sua torcida diminuir em relação ao último levantamento, assim como o São Paulo. O Corinthians e o Atlético-MG foram os que mais cresceram entre os primeiros.

Com base em estimativa do IBGE de 2013, considerando que a população brasileira é de 201 milhões de pessoas, a pesquisa aponta que a torcida do Flamengo representa 16,2% desse total, o equivalente a 32,5 milhões de pessoas. O percentual é um ponto inferior ao apresentado em pesquisa de 2010, a quarta do tipo do Ibope.

Assim como em todas as outras edições do levantamento, o Corinthians aparece na segunda colocação, agora aparecendo com 13,6% da preferência nacional (25,9 mi de pessoas), crescimento de 0,2 ponto percentual, que deixa a distância entre os dois times mais populares do Brasil em 2,6 pontos - 1,2 a menos do que há quatro anos.

A terceira posição da lista segue sendo do São Paulo, com 6,8% da preferência dos torcedores, ou 13,6 milhões. O percentual representa uma queda de 1,9 ponto percentual em relação a 2010, a maior entre todos os 18 clubes comtemplados na pesquisa. O Palmeiras aparece no quarto lugar, com percentual de 5,3% (-0,7%) ou 10,6 milhões de pessoas.

Atlético-MG passa o rival Cruzeiro - Se entre os cinco primeiros, o Corinthians foi o único a crescer - o Vasco, 5º, caiu 0,5 ponto -, a maior subida entre todos os clubes foi do Atlético-MG, que viu sua torcida ir de 2,6% a 3,5% (7 milhões de pessoas), saltando para o sexto lugar, passando o Cruzeiro, que ficou em sétimo (3,1% ou 6,2 mi de torcedores).

"Com dois anos de Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e bicampeão mineiro, não tem como a garotada não torcer para o Atlético", disse o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, ao Lance!.

Quem também perdeu espaço com o crescimento do Atlético-MG foi Grêmio, que perdeu duas posições, caindo para o oitavo lugar, com 3%. O Internacional, agora nono, com 2,8%, ultrapassou o Santos, que tem 2,4% da prefência nacional. Mais abaixo, o Fluminense saiu da 14ª para a 11ª colocação (1,8%), e o Atlético-PR foi de 19º para 15º (1,2%).

A pesquisa ouviu 7.005 pessoas, de todos os estados brasileiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, tanto para mais, quanto para menos.

MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário