sábado, 23 de agosto de 2014

Planetas em conjunção

Marte e Saturno podem ser vistos neste domingo pela Estação Cabo Branco

Visualização dependerá sempre das condições climáticas do dia.



Os planetas Marte e Saturno estarão em conjunção e podem ser vistos, neste domingo (24), pelas lunetas do laboratório de astronomia da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano. As observações têm início sempre às 18h30, mas a visualização dependerá sempre das condições climáticas do dia. A entrada é aberta ao público.
O evento contará com a presença de membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), que na ocasião estarão disponibilizando instrumentos para visualização pública.
“Quem quiser observar essa conjunção, poderá fazer isso a olho nu. Logo após o pôr do sol, os dois planetas estarão próximos ao zênite, que é o ponto mais alto do céu, logo acima das nossas cabeças. Se o observador contar com um pequeno telescópio, dependendo do aumento utilizado, poderá tentar visualizar os anéis de Saturno ou a calota polar de Marte”, afirmou o professor de astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo.
Durante todo esse mês de agosto, Marte e Saturno estarão mais visíveis no céu. Nos dias 24 e 25, eles ficarão em sua maior aproximação e podem ser vistos sem ajuda das lunetas. No entanto, essa proximidade, chamada de conjunção, é apenas aparente e isto acontece devido ao alinhamento entre os dois planetas e a Terra.
Marcos Jerônimo explicou que Marte, por sua semelhança com a Terra, durante muito tempo foi alvo de especulações sobre a existência de vida por lá, devido aos famosos "marcianos". “Essas especulações já venderam muitos livros de ficção científica e nos levaram a enviar diversas sondas espaciais em busca de indícios da existência de vida primitiva no planeta vermelho”, comentou.
Saturno impressiona por sua beleza única no sistema solar. Seus anéis, formados por gelo e poeira, tornaram-se o principal alvo de observações astronômicas desde que observados pela primeira vez, em 1610, por Galileo Galilei.
“Mesmo não sendo os maiores nem os mais próximos, Marte e Saturno são os planetas que mais fascinam os astrônomos e os amantes da astronomia de todo mundo, além da terra, é claro”, disse o professor.
Mesmo que as condições climáticas não ajudem no domingo, os interessados ainda vão ter alguns dias para observar os dois planetas próximos. No dia 31 de agosto, Marte e Saturno ainda terão a companhia da lua crescente, outra ótima oportunidade para contemplar o céu noturno.
Planetas - Saturno é o segundo maior planeta do nosso Sistema Solar, atrás somente de Júpiter. Faz parte dos planetas gasosos e sua órbita está localizada entre Urano e Júpiter.
Já Marte é o quarto planeta a partir do sol, o segundo menor do sistema. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário