quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"Mercadão do voto"

COMPRA DE VOTOS: deputado alerta TRE sobre atuação de “homens da mala preta” na campanha da Paraíba


COMPRA DE VOTOS: deputado alerta TRE sobre atuação de “homens da mala preta” na campanha da ParaíbaJá parou para pensar por que determinados candidatos recebem uma votação expressiva em lugares que nunca sequer visitaram e ainda logram êxito no pleito da Paraíba?

Uma reflexão feita pelo deputado estadual Adriano Galdinho (PSB) pode ter a explicação. Segundo o parlamentar, “a mala preta” é a resposta.

Sem citar nomes, ele fez uma alerta à justiça eleitoral, nesta quinta-feira (21), sobre a existência da atuação de homens da mala preta, que pertencem às famílias tradicionais e ricas da Paraíba e que estariam impondo um verdadeiro “mercadão do voto” no Estado.

“Com toda certeza os homens da mala preta, que pertencem às famílias ricas e tradicionais da Paraíba sempre procuram o eleitorado para oferecer vantagens e promessas e acabam se elegendo através da sua força política e econômica também”, disse.

Indagado do porquê de ninguém ver ou ter visto esses tais “homens da mala preta”, Galdino rebateu e garantiu que os “homens da mala preta” são visíveis.


  “Os homens da mala são visíveis sim, basta frequentar, ver e olhar o mapa de votação, a partir daí você percebe que “fulano” teve tantos votos em uma cidade, apesar de nunca sequer ter ido naquela localidade, isso comprova que o poderio econômico, financeiro e até político prevalece na Paraíba”, declarou.

Outro deputado que também lamentou a existência do “mercadão do voto”, principalmente na campanha eleitoral deste ano, foi o deputado estadual João Gonçalves (PSD). Ele, no entanto, disse que ao invés de lamentar na imprensa, vai diretamente à Justiça Eleitoral e denuncia anonimamente os crimes eleitorais.

“Faço as advertências diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral, eu comunico e como a lei faculta o anonimato, eu dou a minha contribuição à democracia e tenho cobrado providencias”, falou.

A onda de denúncias sobre o mercado do voto na Paraíba veio após a desistência da disputa pela reeleição dos deputados Ivaldo Morais (PMDB) e Assis Quintans, que renunciaram à candidatura por insuficiência de recursos. Ivaldo Morais chegou a dizer que estava inelegível por conta de dificuldades financeiras e, sem dinheiro, não teria como fazer campanha.

Henrique Lima/ Márcia Dias
PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário