sábado, 26 de julho de 2014

Wi-Fi ruim? Veja se está na hora de trocar o roteador

Sua conexão Wi-Fi está ruim? Não está conseguindo acessar páginas na Internet nem estabilizar o funcionamento do roteador? Há alguns sinais de que o equipamento pode não estar bom para o uso. Confira as informações abaixo e saiba se já é hora de trocar de seu roteador.

Internet para toda a casa (Foto: Reprodução/ Pond5)

Mudanças drásticas nas luzes do roteador
Algumas vezes, os computadores estão conectando bem na rede e na Internet sem fio e, de repente, do nada, começam a dar erro para acessá-la. O sistema operacional pede o login e a senha de acesso. Quando se vai verificar, o roteador parou de funcionar.
É possível notar isso observando as luzes do dispositivo, principalmente acima das palavras “Online” e “Wireless”. A energia precisa estar funcionando com estabilidade, além do aparelho estar ligado na opção “Ethernet”.
Quando ocorrem problemas mais drásticos, as luzes podem ficar completamente apagadas. Mas a pior situação é quando as indicações estão acesas e a Internet deixa de funcionar. Para tentar solucionar o caso, reinicie o roteador, desligando-o da força ou ligando e desligando o botão “Power”. Espere sempre 30 segundos antes de religá-lo.
Verifique os cabos

Configurações do roteador Multilaser RE046 (Foto: Divulgação/Multilaser)

A conexão é sem fio, mas seu aparelho é conectado a energia e a outros locais através de cabos. A eletricidade estática e o mau contato de equipamentos podem comprometer seu roteador. Para solucionar esse problema, desligue o acessório. Com o roteador apagado, desconecte os fios e refaça as conexões.
Dê preferência para roteadores de Wi-Fi 802.11 n até os mais recentes
Aparelhos mais antigos, com conexão Wi-Fi 802.11 g, de 2003, são muito datados e ineficientes para os gadgets que temos atualmente. Os roteadores de Wi-Fi mais recentes funcionam bem e de forma estável. Dê preferência aos modelos 802.11 n, criados a partir de 2009, e 802.11 ac, de 2013. Quanto mais recente for o aparelho, mais rápido e eficientemente ele funcionará.
Você pode resetar o roteador
Resetar o roteador ajuda a  (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)
O aparelho não volta a funcionar? Geralmente, os roteadores têm um botão “Reset” na traseira. Ao pressioná-lo, o usuário terá que reconfigurar o login e a senha do roteador. Para isso, é necessário consultar o manual de instruções do aparelho para normalizá-lo no menu, que pode ser acessado via web, através do navegador de Internet.
Aquecimento pode causar danos irreversíveis
Problemas no roteador pode comprometer o funcionamento da sua internet sem fio (Foto: Creative Commons/Flickr/Keith Williamson) (Foto: Problemas no roteador pode comprometer o funcionamento da sua internet sem fio (Foto: Creative Commons/Flickr/Keith Williamson))
Você desligou e ligou novamente, verificou a fiação, além de checar a versão do roteador. As luzes não pararam de piscar, ou permaneceram apagadas. O sistema do computador indica: “Conectividade limitada”.
Verifique a temperatura do aparelho. Se estiver muito quente, desligue-o por meia hora. Antes de religar, confira se ele está frio novamente. Componentes eletrônicos aquecem naturalmente, mas um superaquecimento pode inutilizar o dispositivo. Se ele não voltar a funcionar após tentativas insistentes, desista. Provavelmente a temperatura do aparelho comprometeu seu funcionamento.
Essa é a hora perfeita para procurar um novo roteador. Consulte sua operadora de banda larga para solicitar uma troca do equipamento. Durante a instalação, verifique se o equipamento tem certificado da Anatel, para funcionamento regular. Pergunte ao técnico da operadora de telecomunicação se o roteador suporta Wi-Fi 802.11 n ou superior.
Fonte: TechTudo



Nenhum comentário:

Postar um comentário