domingo, 27 de julho de 2014

Analisando a Pesquisa!

Heron Cid é jornalista graduado pela UFPB. Filho de Marizópolis, no Sertão da Paraíba, começou na Rádio Jornal AM, em Sousa, foi repórter de política do Correio Debate (Correio Sat), apresentador dos programas Jornal da Correio e Correio Verdade, da TV Correio. Atualmente é um dos apresentadores do Correio Debate (Correio Sat), apresentador do Jornal da Correio (TV Correio), colunista político do Jornal Correio da Paraíba e fundador e diretor geral do Portal MaisPB. Contato: heroncid@gmail.com

Polarização e vantagem


Mesmo com a substituição do ex-prefeito Veneziano Vital pelo irmão e senador Vital do Rêgo, a polarização entre as candidaturas do senador Cássio Cunha Lima e do governador Ricardo Coutinho, verificada durante todo o micro processo eleitoral, se mantém absolutamente inalterada após as convenções.

É o que revelam os novos números da pesquisa Correio/Souza Lopes. Portanto, a questão não era o candidato em si, mas uma tendência do cenário posto a desafiar o PMDB, que apostando em Vital só atrai 4,4% das intenções de voto dos paraibanos, a metade de Veneziano (8,5%), em junho.

No mais, nessa mais recente consulta – a primeira após os pedidos de registros dos candidatos – o quadro não apresenta significativas mudanças. O senador Cássio Cunha Lima segue na liderança, agora com 45,5%, uma leve subida de 1,7 pontos (antes tinha 43,8%).

Se Cássio, candidato da oposição e sem a tradicional força da máquina para atrair votos e perspectiva de poder, tem motivo para celebrar o feito da permanência na folgada dianteira, o governador Ricardo Coutinho também tem o que comemorar. Ele saltou de 25,1% para 29,2%, um crescimento (de 4,1 pontos) acima da margem de erro.

Não é, entretanto, nenhuma arrancada. A diferença, no cômputo geral, pouco mudou. Em junho, 18,7 pontos separavam o primeiro do segundo colocado na corrida ao Palácio da Redenção. Nessa nova pesquisa, a margem é de 16,3 pontos de vantagem pró Cássio. Uma oscilação de 2,4 pontos em um mês.

Uma distância ainda desconfortável para um governador candidato à reeleição, em pleno exercício do poder, sobretudo, depois de ter atraído o PT e toda sua influência em João Pessoa, o maior colégio do Estado. Assim, resta a Ricardo apostar tudo no guia e nos debates, onde ele é bom e pode dar muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário