quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pagando em Dia

Em contato mantido com a Secretaria Municipal de Finanças, a redação de Juru em Destaque acaba de ser informada que a folha de pagamento dos servidores municipais - estatutários e aposentados - das Secretarias de Saúde e Educação, referente ao mês de fevereiro, já está assegurada, com os recursos já creditados nas respectivas contas - o que demonstra que a atual administração pública não tem medido esforços para pagar os seus funcionáriois dentro do mês trabalhado.
Informa o tesoureiro Judivan Carlos que, amanhã (lº de março), também será feito o pagamento dos PSFs e plantões médicos. Já anteontem (26), receberam os agentes de saúde, que em janeiro haviam recebido o pagamento do mês de dezembro. E, informou ainda, que, hoje (28), os agentes de indemias (PEVA) receberem o pagamento referente ao mês de fevereiro, sendo que essa mesma categoria já havia recebido, ontem (27), o pagamento do mês de janeiro.
Diante de tudo isso que foi informado a essa redação, Juru em destaque parabeniza o Governo Luiz Galvão pelos esforços empreendidos no sentido de honrar a palavra empenhada em seu discurso de posse de pagar, em dia, os servidores municipais, que, certamente, estão agradecidos.
E, aquecido, o comércio local, ídem!
TCE identifica 38.972 servidores com acúmulo de cargos públicos na Paraíba

O Tribunal de Contas da Paraíba,concluiu um levantamento com base nas folhas de pagamento do mês de setembro de 2012 e identificou 38.972 servidores públicos com acúmulo de cargos, empregos e funções na Paraíba. O estudo foi divulgado pelo presidente do TCE-PV, Fernando Catão, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (8).

Para o levantamento no TCE utilizou como chave o número do CPF dos servidores informados na folha de pagamwentos, selecionando-se aqueles que apresentavam incidência de mais de um vínculo funcional. As informações foram retiradas do banco de dados do Sagres.

No primeiro levantamento, diivulgado em junho, com base na folha de pagamento dos servidores em fevereiro de 2012 eram 31.161. Segundo o presidente Fernando Catão, o aumento verificou-se por conta da ampliação da quantidade de órgãos jurisdicionados que tiveram as folhas de pagamento analizadas. No primeiro levantamento, foram 577 órgãos. No segundo, 628, incluindo a folha de pagamento de servidores federais lotados na Paraíba, órgãos da administração indireta do Governo do Estado e cadastro de óbitos.

Com o levantamento, os gestores serão informados para que as prefeituras chamem os funcionários com acúmulo ilegal e tomem providências, decidindo qual vínculo pretende manter. "Caso os gestores não tomem providências, terão que dar explicações ao TCE quando ocorrer a prestação de contas. A princípio, isso não acarreta reprovação das contas, mas pode levar à aplicação de multa. A acumulação é permitida apenas para professores e médicos, caso haja compatibilidade de horários", alertou o presidente Fernando Catão.

O Tribunal de Contas analizou as folhas de 312.935 servidores públicos na Paraíba. Desse total de servidores identificados, 26,45 % têm mais de um vínculo. Dois deles possuem 10 vínculos. Casos como um servidor com nove vínculos. Cinco servidores com sete vínnculos, existem 23 com seis, 74 com cinco vínculos, 481 com quatro, 3.712 servidores com três, 34.674 com dois. E 273.963 servidores com apenas um vínculo, que equivale a 73,554 %.

Fernando Catão detalhou que a partir de 2013 devem ser feitos três ou quatro cruzamentos de folhas para que o TCE identifique os casos de acúmulo.: "Vamos informar aos gestores para que eles sigam o que manda o Tribunal. A despesa com servidores que estiver ocorrendo e não e não tiver conpatibilidade é uma despesa ilegal", disse.

A presidência do TCE já emitiu ofício aos gestores informando das acumulações detectadas e apontando providências a serem adotadas., visando o esclarecimento e e resolução dos casos de acumulaçoes ilícitas por parte dos servidores.

Através do Portal do Gestor, o TCE-PB disponibiliza a relação completa dos servidores sob sua administração que se encontram em situiação de acumulação de vínculos, bem como publicou uma cartilha de Orientações sobre Acumulações de Cargos Públicos.

(Fonte: Portal do Gestor - Tribunal de Contas da Paraíba - TCE-PB)

Visualizações Mil

Criado na última segunda-feira (25 de fevereiro de 2013), logo no terceiro dia do seu nascimento, nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, Juru em Destaque ultrapassou - para satisfação dos que o fazem - o número de  1.000 acessos. Ainda um recém-nascido, Juru em Destaque mostra que, embora ainda seja um rebento, veio realmente para arrebentar! Pois, ultrapassar esse expressivo número, nesse curto espaço de tempo, significa dizer que o mesmo foi bem aceito e que merece credibilidade , o que faz aumentar, por conseguinte, a responsabilidade dos seus idealizadores.
Sensibilizado e agradecido, Juru em Destaque promete dar o melhor de si para bem informar cada vez mais.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ALEGRIA E PERIGO NO CIRCO EM JURU PB




ALEGRIA E PERIGO NO CIRCO EM JURU - PB

Últimos dias do Circo D'Monaco na cidade de Juru - PB, um dos maiores circos a visitar a cidade de Juru - PB, trouxe no ultimo fim de semana a Cantora Stefany como uma das atrações da noite de sábado ( dia 22/02), o mesmo chegou na cidade e realizou seu primeiro espetáculo no dia 7 de fevereiro, onde no primeiro dia, fez um marketing tão grande que levou centenas de pessoa lotar o circo, onde o mesmo mostrou toda sua grande estrutura, e seus artistas e profissionais bem preparados, e seus palhaços que levaram o publico a dar muitas gargalhadas, mais infelizmente nem tudo foi perfeito e teve sim os seus descuidos:

  1. PROPAGANDA ENGANOSA E FALTA DE ESTRUTURA PARA QUANTIDADE DE PESSOAS: Quando desrespeito ao marketing feito pelo o circo, onde a mesma dizia que tinha capacidade para 2000 pessoas, onde isso não é verdade, algo muito perigoso que poderia levar a uma grande tragédia, já que o circo não tinha estruturas suficientes para receber a grande quantidade de pessoas como aconteceu a 50 anos atras com o Gran Circo em Niterói onde ocasionou a morte de mais de 500 pessoas.
  2. FALSAS PROMOÇÕES: O Circo fez um marketing onde distribuiu vários vales onde quem pegasse tinha direito de pagar um valor menor que o normal, só que a mesma distribuiu mais convites do que a capacidade do circo, onde muita gente que chegou no circo e foram barradas na porta por causa de não ter mais espaço, ou seja tava lotado, além da história de pagar um valor menor, não serviu pois todos os outros dias era cobrado apenas o mesmo valor igual o da promoção.
  3.  NÃO CUMPRIU OS ACORDOS COM OS PATROCINADORES: Um representante do circo de Manoco sai pelo comercio da cidade, pedindo patrocínios  onde pedia um valor em troca de propaganda do comercio no circo, ofereceram uma série de serviços, onde uma delas era que durante os 15 dias que o circo estivesse na cidade, iria anunciar o nome da empresa ou do comercio como patrocinadores, coisa que não aconteceu, na maioria dos dias só se ouvia o anuncio de 1 empresa e a da prefeitura municipal, e os outros ficaram aonde?
Essas foram apenas algumas da reclamações que chegaram a nossa redação, mais que poderia ter levado as pessoas a recorrerem na justiça, coisa que nem valia a pena, pois o bom mesmo do circo, é se divertir e dar muitas gargalhadas com os palhaços, mais com total segurança, pois se alguma dessas reclamações não tivessem acontecido, o circo poderia ter levado mais gente nos seus outros dias para o seu show, algo que só aconteceu em 2 dias: No dia da Estreia e no dia da apresentação de Stefany;

ESTAMOS AGUARDANDO A MANIFESTAÇÃO DE ALGUM DOS REPRESENTANTES DO CIRCO, PARA QUE POSSA TER O DIREITO DE SE DEFENDER E SE EXPLICAR EM NOSSO PORTAL.

FONTE: INFOR NEWS QUALIFICAÇÕES

Um Péssimo Exemplo

Depois da irresponsabilidade do médico Glauco Suassuna, que abandonou o seu plantão no hospital local, deixando os pacientes entregues a própria sorte, chega agora a redação de Juru em Destaque a informação de que uma "graduada" autoridade política juruense se apoderou de um veículo astra - locado pela Prefeitura Municipal de Juru para prestar socorro na referida unidade hospitalar - às 21:00 horas da noite de domingo, dia 24 de fevereiro, tendo devolvido o mesmo somente às 09:00 horas do dia seguinte (segunda-feira, dia 25 de fevereiro).

Medidas corretivas urge que sejam tomadas, a fim de evitar que fatos dessa natureza voltem a acontecer. Mais informações serão apuradas para ser levadas ao conhecimento de todos!

Acidente

Na noite desta terça-feira, 26 de fevereiro, um grave acidente envolvendo um mototaxista e uma passageira aconteceu nas proximidades do Sítio Catolé, quando a moto em que ambos viajavam se chocou com um cavalo que se encontrava no meio da pista da PB - 306, entre as cidades de Juru e Tavares. Os dois acidentados, residentes na vizinha cidade de Tavares - PB, ficaram bastante feridos e tiveram que ser socorridos por uma equipe do SAMUR de Princesa Isabel, que os levou para o Hospital Regional de Patos.
Animais na pista têm causado muitos acidentes nas rodovias, inclusive com vítimas fatais.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sétimo Dia

Será realizada amnhã, dia 27 de fevereiro, às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Santa Terezinha, a missa de sétimo dia que será celebrada em sufrágio da alma de Dada de Camilo - de saudosa memória. A família, ainda muito consternada pela irreparável perda do seu ente querido, convida familiares e amigos para participarem deste ato de solidariedade humana e fé cristã.

Aniversário III

Pela coincidência dos dias, até parece que os membros da família Luiz  nasceram na mesma data. Pois, além de dona Maria e do seu neto, Denner, aniversariantes do domingo, dia 24 de fevereiro, no dia seguinte (segunda-feira, dia 25 de fevereiro) também mudou de idade o filho Ivo, hoje residente em Sorocaba - SP.
Para ele, Juru em Destaque, deseja muitos e muitos anos de existência!

O Carro do Prefeitinho

É impressionante como em Juru ainda tem muita gente com a mente poluída! Pois, ao invés de se preocuparem com a administração do município - recentemente iniciada -, estão tão somente vigilantes no crescimento patrimonial dos secretários municipais que, até onde se sabe, receberam até agora apenas o pagamento dos vencimentos referente a janeiro, primeiro mês da atual administração.
Outro assunto não se fala na cidade senão no veículo vermelho, ainda sem placas, com o qual tem desfilado o Tesoureiro da Prefeitura, por muitos já identificado como "o prefeitinho", em virtude do cargo que exerce com extrema confiança, nele depositada pelo chefe do executivo local. 
Para aqueles que tecem comentários maldosos sobre o citado "super secretário", é de bom alvitre esclarecer que o carro vermelho, em estado de zero km, por muitas vezes por ele conduzido, pertence a esposa de Binha, a enfermeiraVandinha, que dá plantões na unidade hospitalar de Juru e, muitas vezes, deixa-o sob os cuidados do compadre e amigo. Aliás, pertencesse ao circunspecto Judivan todos os carros de luxo por ele conduzidos, teria ele uma excelente e valorosa frota. Não são poucos, pois, os veículos deixados pelos amigos ao seu dispor.
Quisesse, contudo, comprar um veículo, Judivan já o teria feito, vez que há mais de um ano paga uma carta de crédito destinada a essa finalidade. Porém, tem dito o "homem forte" do governo Luiz Galvão, aos amigos mais próximos, que ele tem como prioridade a conclusão das obras de sua casa para onde pretende se mudar o mais breve possível. Além de tudo, é um profissional qualificado que nunca lhe faltou trabalho para dar o sustento da sua família, ao contrário de muitos que não se sabe como conseguiram em tão pouco tempo arrumar dinheiro para comprar carros e outras coisitas mais.

Pós-Graduação

Dez professores efetivos juruenses estão participando do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, patrocinado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação. As aulas tiveram início em Princesa Isabel, no último sábado, dia 23 de fevereiro, cujo horário de funcionamento é das 07:30 horas às 12:30 horas.
Quem perdeu a oportunidade de se inscrever, não sabe da importância do referido curso, que é ministrado pela UFPB, através de professores altammente qualificados. 

Aniversário II

Também mudou de idade na mesma data que dona Maria - domingo, dia 24 de fevereiro -, o seu neto Denner, filho de Geraldo Luiz e Vanninha, que completou 17 de anos de idade, sem ter feito ainda a sua "primeira comunhão" - apesar dos insistentes apelos do seu tio, Dôta, e Benilto que pretendem levá-lo a conhecer o "paraíso de Adão e Eva".
Na ocasião, o "garanhão" de Geraldo e Vanninha comemorou a data natalícia saboreando uma deliciosa feijoada, acompanhada de galinha caipira e carne de sol, em sua residência.
Juru em Destaque parabeniza Denner pelo seu aniversário!

Aniversário

Domingo, dia 24 de fevereiro, a matriarca da família Luiz completou, ao lado dos filhos, netos, bisnetos, demais familiares e amigos, 79 anos de idade. Esbanjando muita saúde e vitalidade, dona Maria era só alegria, com ares de quem está "vivendo e achando bom", como quem pretende ultrapassar sem muita pressa a berreira dos 100 anos de existência.
A festança só não foi melhor porque, sem consultá-la, os seus filhos a presentearam com um lindo e caro sofá, de último lançamento, comprado na Loja de Móveis do casal 20, Robison e Juliana, que não foi bem ao gosto da aniversariante.
De qualquer forma, Juru em Destaque parabeniza dona Maria, desejando-lhe felicidades mil.

A flor e o Jardim

Diante da atual realidade política de Juru, façamos um breve convite a reflexão: diferente das esferas nacional e estadual, onde o presidente e os governadores lidam com o universo macro, o prefeito Luiz Galvão precisa efetivar soluções práticas e ágeis a problemas concretos da vida coletiva no município. Ele encontrará aqui, em meio a esse universo de problemas e dificuldades deixadas pelos gestores que o antecederam, o ponto inicial e máximo de encontro da vida pública - concentrada nas ações de seu governo - representada pelas histórias, perspectivas e anseios individuais. Essa é exatamente a hora em que a verdade aparece, sem máscaras e distâncias, bem no epicentro do olhar dos munícipes - cidadãos, ricos ou pobres, desvalidos ou poderosos, famosos ou anônimos, que, no cotidiano de suas lidas, edificaram, deram forma, cara e corpo a cidade em que vivem e transpiram do suor do rosto as melhores esperanças.
No dia da eleição que se passou, a grande maioria dos juruenses depositou no filho de Zelita e João Galvão a esperança de melhores dias para Juru. É na eleição, portanto, que todos nós nos igualamos, independente de classe, nível de ensino e poder aquisitivo. Nenhuma data, pois, no calendário tem o poder de nivelar a todos. E foi, embalada nesse sonho, que a maioria dos juruenses plantou a semente da consciência para germinar uma flor, cuja essência e viço possam colorir vidas, perfumar sonhos e fertilizar esse pequeno grande jardim chamado Juru. 

2012 foi apenas um passo

Sendo detentor de vários mandatos de vereador e tendo perdido a eleição de 2008 por uma diferença de apenas dois votos, o agora prefeito Luiz Galvão, pelo seu histórico de lutas, engajamento social e identidade com sua gente, já acumula experiência política para o enfrentamento dos problemas do município, por todos bastante conhecidos. Espera-se, no entanto, que não tenha feito escolhas equivocadas para o preenchimento dos seus auxiliares mais próximos - os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da sua administração. Juru, a olhos visíveis, padece de pobreza, atraso e índices sofríveis de desenvolvimento humano. Precisa de uma gestão eficiente, bem articulada, sintonizada com a participação popular e guiada pelo espírito público, capaz de transformar adversidade em oportunidade de crescimento.
Portanto, a seguinte metáfora pode fazer a diferença: o recém-empossado prefeito Luiz Galvão terá que ser o gestor certo, no lugar certo e na hora certa, para fazer a diferença, mentalizando a cidade como o condomínio que mora, por exemplo, como aquele em quem o povo confiou o seu prédio por quatro anos. Pois, Juru não suporta mais esperar. A cidade é como um grande condomínio, cheia de seus problemas, demandas e dotada de diferentes perfis de moradores convivendo no mesmo ambiente. Só um bom síndico para conciliar, pacificar, administrar, priorizar e realizar. É essa, pois, a receita do síndico eficiente que o ex-seminarista vai precisar.  

Óbito III

Chegou também a redação de Juru em Destaque a notícia do falecimento de outro juruense ocorrido em Sorocaba - SP, vítima de acidente de motocicleta. Trata-se, segundo as primeiras informações recebidas, de um neto do sr. Antonio Severiano e do sr. Ascendino Marques, ambos de saudosa memória.
Outras informações a respeito desse fato serão dadas posteriormente, depois de contatos que deverão ser mantidos com os familiares do falecido para maiores esclarecimentos.

Óbito II

Juru em Destaque divulga o falecimento do sr. Cândido, pai do ex-vereador João Cãndido, ocorrido na madrugada de ontem (segunda-feira), dia 25 de fevereiro, em São Paulo, onde o mesmo foi sepultado e para onde havia sido levado recentemente para se submeter a tratamento médico.
De tradicional família juruense, o sr. Cândido foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Buéga, quando este disputou, em 1982, pela primeira vez, sem ser bem sucedido, o cargo de prefeito. Ele residia no Sítio Brejo, deste município de Juru, e era também bastante conhecido pela sua invejável condição de "reprodutor humano" e pelo "harém" que teve.
Este informativo se solidariza com toda a família pela perda do ente querido.

Óbito

Era aproximadamente 07:00 horas da manhã do dia 21 de fevereiro e Juru aos poucos despertava. Muitos ainda estavam dormindo quando, perplexos, foram acordados pelos autofalantes de um carro de som anunciando o falecimento de Dada. Diante do anúncio do infausto acontecimento, ninguém queria acreditar no que ouvia. Pois, o pai de Jéssica, Ítalo e Iara era uma pessoa saudável e não aparentava sofrer de mal algum. Mas, infelismente, era verdade. De uma prole de onze irmãos, o filho caçula de seu Camilo e de dona Leontina estava morto.
Segundo relatos de sua esposa, Geovana, ele havia se levantado bem cedinho - como costumava fazer todos os dias ao amanhecer - e a acordou para que a mesma fizesse o seu café, quando depois iria tirar o leite das vacas. Então, enquanto ela fazia o café da manhã, ele se queixou que estava sentindo dor de cabeça e voltou a se deitar novamente - desta vez para nunca mais se levantar. Aquela fora a sua hora derradeira. Numa tentativa desesperada e em vão, ainda o levaram para o hospital. Porém, um infarte fulminante havia tirado a sua vida e ele se foi sem dizer adeus, deixando uma dor dilacerante nos seus familiares e também desalentados os seus amigos e entristecida toda a população. Na manhã seguinte, depois de uma breve passagem pela Cãmara Municipal, onde recebeu justas homenagens, o ex-vereador Dada de Camilo foi levado em um grande cortejo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, desta cidade.
A toda a família enlutada, os sinceros votos de condolências de Juru em Destaque!
 

Irresponsabilidade Médica

Tendo tomado conhecimento da ausência do médico plantonista no Hospital Isaura Pires do Carmo, nesta cidade, Juru em Destaque se deslocou até aquela unidade hospitalar onde pode constatar a revolta de familiares de pessoas doentes que tiveram de ser levadas para o Hospital Regional de Princesa Isabel, em virtude da ausência do médico Glauco Suassuna. Pois, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Ferreira, com quem este Portal manteve contato, o referido médico abandonou o seu plantão às 18:20 horas e retornou somente às 22:10 horas, conforme este informativo verificou, in loco, e presenciou a sua chegada.
Providente, o secretário Ivaldo teve que enviar, às pressas, dois veículos que levaram cinco pacientes para Princesa Isabel, quando os mesmos deveriam ter sido atendidos aqui se o citado plantonista  cumprisse com o seu dever de profissional responsável.
Aliás, Juru em Destaque tomou conhecimento - por comentários - que Glauco Suassuna, juntamente com sua irmã Glaucia, havia saído em seu carro na companhia de duas garotas do Bairro do Açude para lugar incerto e não sabido, em detrimento dos pacientes que precisaram urgentemente do seu atendimento.
Providências, portanto, precisam ser tomadas para que tamanha irresponsabilidade não se repita!     

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

site em construção

Apresentação: 

Uma vez tomada a decisão de criar este informativo, sinto que o desafio ora iniciado é, realmente, um peso gigante. Mas, embora seja ainda um amador do jornalismo, é com essa mesma realidade posta à minha frente que também me sinto encorajado para o enfrentamento desse desafio a que me proponho. Pois, diante do peso dessa imensa responsabilidade, considero que - mesmo sendo cultor da palavra livre - a decência e a dedicação são valores da arte da informação sem os quais o bom jornalismo não será exercido plenamente. E, embora já existam vários portais e blogs dispostos ao nosso acesso, a exemplo daqueles editados por José Duarte Lima e Tião Lucena, em cujos excelentes profissionais farei questão de me espelhar, o JURU EM DESTAQUE se dedicará principalmente aos internautas dos municípios que compõem a região de Princesa Isabel, que, entendo, carecem de informações diariamente atualizadas sobre os principais fatos políticos, sociais e econômicos da nossa região, do nosso estado, do nosso país e do mundo. 
Ainda em fase embrionária, esse estágio inicial de JURU EM DESTAQUE servirá de caráter experimental que, contando com a participação de outros colaboradores, cuja contribuição é essencial para se alcançar o sucesso almejado, será aprimorado de forma gradual, dia após dia. Sonhar, portanto, é preciso. Não existe, pois, realização plena sem antes se permitir sonhar. Contudo, para chegar ao êxito ora pretendido, não se faz necessário ser um profissional graduado. Basta alcançar o grau de excelência que o bom profissionalismo exige. Pois, Sócrates, o pai da filosofia, não sabia ler nem escrever, estava apenas conectado com a condição humana, e inventou o diálogo.
Estimulado, de forma insistente, por muitos que me conhecem a criar esse Portal, foi do alto da varanda do meu “castelo”, no Bairro São Sebastião, em uma reflexão solitária, que, prevalecendo-me da experiência política acumulada, do histórico de lutas, do engajamento social, da identidade com a nossa gente e do conhecimento dos problemas e das potencialidades do nosso povo, tomei a iniciativa de contribuir com um bom profissionalismo, apresentando informação, opinião, prestação de serviço e entretenimento de qualidade para todos. E, mesmo não tendo a eloquência de muitos do ramo jornalístico, preservarei a coerência de poucos. Pois, nessa nova empreitada, parafraseando o então governador Ernani Sátiro, “minha estrela pode não ser brilhante, mas é constante”.
E, para findar, conclamando o acesso de todos que assim desejarem, eu cito aqui o Poema da Vida, de autor desconhecido: “Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.”

O Editor