quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fórmula 1

De salto alto e vestidinho, 'grid girls' vivem dia de estrelas em Interlagos


Entre cantadas e busca por celebridades, garotas da Fórmula 1 tentam seguir conduta e manter seriedade junto a pilotos no autódromo do GP do Brasil


Por São Paulo


Em um ambiente dominado pela velocidade, somente elas para fazerem os marmanjos pisarem no freio. Alguns mecânicos e engenheiros chegam a parar os preparativos para o GP do Brasil de Fórmula 1, largam os carros ainda incompletos, só para ver o desfile das "grid girls". Depois de dois anos de ausência, as belas moças estão de volta a Interlagos e já mostram que também são estrelas em um ensaio na quarta-feira. Pilotos e carros serão os protagonistas na largada do domingo, às 14h (de Brasília), mas as moças prometem roubar a cena.
De salto alto no asfalto e vestidos curtos que realçam as curvas dos corpos, as 26 meninas estampam um largo sorriso no rosto. Mesmo que por diversas vezes o sapato machuque e exija um escondido curativo, elas têm de passar a impressão de que tudo está bem. A vida de uma "grid girl" não é fácil. Às vezes, até escalar mureta da reta de chegada entra nas obrigações.

Grid girls em Interlagos Fórmula 1 (Foto: Marcos Guerra)Grid girls estavam longe do GP do Brasil de Fórmula 1 há dois anos (Foto: Marcos Guerra)

- Já tivemos que pular o muro, com salto, de saia, mas sempre com sorriso no rosto e saltão. No dia da corrida, acordamos supercedinho, estamos aqui 5h da manhã, nós nos maquiamos e nos trocamos, fazemos o cabelo, comemos uma coisinha básica e passamos protetor solar, porque o sol pega bastante. Temos de ficar paradinhas, certinhas, esperando dar a largada. A "grid girl" precisa ter bastante atenção ao horário que os pilotos vão sair e tem que ser bem atenciosa com todo mundo - disse Alessandra Machado, que está estreando na Fórmula 1, mas já trabalhou como "grid girl" na Stock Car.

Grid girls em Interlagos Fórmula 1 (Foto: Marcos Guerra)
Salto alto e vestido curto é o figurino das grid girls em Interlagos (Foto: Marcos Guerra)

Recepcionar os pilotos sinalizando seus números no grid é apenas uma das funções das garotas. Cada país seleciona sua equipe de meninas - normalmente por fotos e entrevistas -, e elas precisam promover o GP em ensaios fotográficos e encontros com fãs, além de guiar os vencedores ao pódio e marcar presença em camarotes e áreas VIPs. Entre as brasileiras - todas novatas na Fórmula 1 - poucas acompanham a categoria, mas gostam de velocidade e foram atraídas pela possibilidade de conhecer celebridades.
- Bem bacana estar aqui na Fórmula 1 e trabalhar com eventos. Gosto muito desta área. É um evento que dá bastante visibilidade para todo mundo. Você fica bem visada. Eu gosto muito de Fórmula 1. A empresa em que trabalho viu meu interesse e me chamou para participar - contou Alessandra.


As belas garotas arrancaram suspiros dos marmanjos mecânicos em Interlagos. Foram poucas as cantadas, afinal, eles giram o mundo com a F-1 e estão acostumados com as "grid girls". No domingo, porém, o assédio deve ser bem maior, principalmente dos torcedores. Elas são instruídas para ignorar tudo e apenas olhar para o fundo da pista. Falar com os pilotos está fora de cogitação.
- Acho que não podemos falar com os pilotos. Não me lembro de nenhum ter me dado uma cantada na Stock Car. Eles estão muito focados na corrida, muito atenciosos com o carro. Da torcida, se em evento você não consegue lidar com assédio, não tem como fazer. Então temos que ficar tranquilas e sair com a cabeça erguida - disse Alessandra.

Grid girls em Interlagos Fórmula 1 (Foto: Marcos Guerra)
Grid girls precisam manter a seriedade e olhar para o fundo da pista (Foto: Marcos Guerra)

- O pessoal confunde as coisas, mas, até onde sei, todas são meninas de respeito no grupo de 2013. Somos profissionais - disse Ester Santiago.
Elas se contêm, mas também querem conhecer os pilotos e elegem seus favoritos. O brasileiro Felipe Massa foi lembrado por algumas, assim como o campeão Sebastian Vettel. No entanto, foi o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que ganhou a cantada mais atirada.
- Eu quero conhecer o Hamilton, porque ele é uma graça, e eu adoro um moreninho - disse Thatiana Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário