domingo, 3 de novembro de 2013

Exéquias

Missas dos Fiéis Defuntos


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma cerimônia exequial

As Missas dos Fiéis Defuntos é uma parte do Missal Romano que apresenta as missas próprias dos defuntos. Na organização do Missal Romano, é a última parte antes do apêndice geral, e precedida das Missas Votivas.

Considerações

Embora razões de comodidade aconselhem propor todas as missas em sua íntegra, com antífonas e orações, todos os textos poderão ser trocados por outros, sobretudo as orações, passando-se para o feminino ou para o plural, se for o caso.
Pode-se ainda, fazer o mesmo com as orações das exéquias ou aniversário de morte, quando usadas em putras circustânceas, omitindo-se as palavras menos adequadas.
No Tempo Pascal pode-se omitir o aleluia no fim das antífonas, se parecer conveniente.

Liturgia

Nas missas dos defuntos, ou no rito de encomendação, a Liturgia exige o uso do roxo, ou do preto como cores dos paramentos. Omite-se o Hino de louvor, omite-se, se oportuno durante o Tempo Pascal o Aleluia do fim das antífonas, e deve-se guardar silêncio e evitar demonstrações de alegria como bater palmas, por exemplo. É conveniente que o Círio Pascal fique ao lado do corpo do defundo, simbolizando que a Luz de Cristo está presente

Temática

Na Liturgia da Palavra, que é a segunda parte da missa, trata-se de Vida eterna, Ressurreição dos mortos e a Ressurreição do próprio Cristo, além de usar-se textos com palavras de conforto e ânimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário