sábado, 16 de novembro de 2013

ESTUDO DO IBGE

PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO PARAIBANA POR SEXO E IDADE 



O homem paraibano vive, em média, 7,7 anos a menos que a paraibana. Segundo o estudo Projeção da População por sexo e idade do IBGE (2013), a expectativa de vida do homem no Estado é de 68,40 anos e da mulher é 76,16 anos. Para Vilton Késsio Ferreira de Brito, da Diretoria de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, uma das causas é o fato dele não fazer a prevenção de doenças e se cuidar menos. Para tentar alertar os homens sobre os cuidados preventivos com a saúde, especialmente no combate ao câncer de próstata e, ainda, à hipertensão e o diabetes uma série de ações acontece este mês na rede municipal de saúde, em empresas e instituições, dentro da campanha Novembro Azul.
Na Paraíba, 203 homens já morreram da doença este ano, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O Sistema Correio já aderiu à campanha e está com iluminação azul em sua fachada, bem como o Tribunal Regional Eleitoral.
Sem revisão há 9 anos
A campanha Novembro Azul quer incentivar paraibanos como Josias Gomes Silveira, 67 anos, a fazerem uma avaliação da saúde. “Fiquei sem poder urinar e fui operado de próstata em maio de 2004. De lá pra cá nunca mais fui ao médico. Hoje, não sinto nada. O doutor falou que precisava fazer revisão, mas a gente tem cabeça dura mesmo”, reconhece seu Josias, que aproveitou uma ação no Unipê com a Prefeitura da Capital para receber orientações e ser encaminhado para exames no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário