segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Em Nova Venécia - ES

Leitor registra porcos com patas em forma de 'pés de galinha' no ES


Quatro animais de propriedade em Nova Venécia têm essa característica.
Veterinária diz que pode ser algum problema hereditário.

Afonso Carlos da Silva Internauta, Vitória, ES
Porcos com pés de galinha são encontrados no ES (Foto: Afonso Carlos da Silva/ Você no G1)
Porcos com pés de galinha são encontrados no ES (Foto: Afonso Carlos da Silva/ VC no G1 ES)


Quatro porcos com as patas em "formato de pés de galinha" chamaram a atenção do aposentado Afonso Carlos da Silva, morador de Vitória. Ele contou que foi até a propriedade de amigos no interior de Nova Venécia, município da região Noroeste do estado, neste domingo (10) e ficou surpreso com os bichos, que têm as unhas alongadas. Por meio do VC no G1, ele enviou fotos desses animais com características peculiares.
Nas imagens é possível ver quatro dedos alongados em cada pata dos animais, tanto nas dianteiras quanto nas traseiras. O aposentado não soube dizer se todos eram da mesma linhagem.
Afonso contou que foi até a casa dos amigos para ajudar na reforma de uma casa. "Fui para trabalhar e quando cheguei lá fiquei sabendo dos porcos. Fui para os fundos da casa e tirei foto dos animais. É uma coisa muito diferente", contou o aposentado.
Nota da Redação: A médica veterinária Luciana Caldas Zetun, da Seção de Epidemiologia e Análise de Risco do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), analisou as fotos. Ela explicou que o crescimento parece ser das unhas. "O ambiente em que os animais vivem, seu manejo e alimentação podem propiciar a formação de deformações na pisadura ou deformações ortopédicas que propiciam o crescimento exacerbado das unhas", pontuou a veterinária. Ainda segundo Luciana, o fato de ter mais animais com a mesma deformação pode indicar problemas hereditários.
A bióloga Thatiane Corona Borlini, que também analisou as  imagens, foi outra profissional que esclareceu sobre o hiper crescimento dos cascos dos porcos. "Os porcos apresentam casco e se enquadram na ordem Artiodactyla, na qual se encaixam os que têm número pares de dedos. Esse animais estão com o número normal de dedos, mas as 'unhas' acabaram crescendo mais. Isso tem a ver também com a quantidade de queratina", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário