sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Domingos Ferreira: Comunidade Quilombola Tavarense

No Dia da Consciência Negra, a vereadora Socorrinha comemora avanços na Comunidade Quilombola tavarense





Natural da Comunidade Quilombola Domingos Ferreira (Tavares-PB), Socorrinha, vereadora e atual Presidente da Câmara, comemorou no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, os avanços alcançados pela Comunidade Quilombola Tavarense.
Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Socorrinha disse que tem muito o que comemorar, mas que a luta não para por aqui: ‘Nós já conseguimos muita coisa. Desde 1992 que a gente vem nessa luta para que nossa comunidade seja reconhecida e valorizada. Nosso povo já sofreu muito, mas agora o perfil é outro. Hoje, aonde quer que eles cheguem, sentem-se à vontade e iguais aos outros. Já conquistamos muito, mas conquistaremos cada vez mais”, declarou.
Desde segunda-feira (18), a comunidade Domingos Ferreira está em festa. Palestras, Oficinas e o resgate da cultura negra marcam as festividades em alusão à data. Há seis anos, todos os anos, a população se reúne e festeja a passagem da data, comemorando os avanços e as conquistas alcançadas pelas comunidades.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos. Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. 
Fonte: www.folhadaserra.com.br/Blog do casusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário