quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Campeonato Brasileiro

Pato, Luis Fabiano, Mano e Flu estão entre maiores decepções do Brasileirão


Confira quem são os jogadores, técnicos, dirigentes e até torcidas que não corresponderam às expectativas e mais deixaram a desejar neste edição do campeonato


Pedro Taveira - iG São Paulo

O Campeonato Brasileiro se aproxima de suas rodadas finais e, se foi um ano de boas surpresas, como as campanhas de Cruzeiro , Goiás e Vitória e o desempenho do atacante Walter, também sobraram decepções. Times, técnicos, jogadores, dirigentes e até torcidas: não foram poucos aqueles que não corresponderam às expectativas do início da temporada.


Maior contratação da história do futebol brasileiro, Alexandre Pato fez oito gols e esteve longe de brilhar e cair nas graças do torcedor do Corinthians.

O Corinthians é uma dessas equipes. O clube do Parque São Jorge começou 2013 como atual campeão mundial e o mínimo que se esperava era que brigasse pelo título brasileiro. Em nenhum momento isso esteve perto de acontecer.


O mesmo vale para Fluminense , campeão nacional em 2012, e Internacional , considerado um dos favoritos por seu elenco recheado de nomes de peso, como D’Alessandro, Diego Forlán e Leandro Damião.
Botafogo e Coritiba são outros clubes que podem ser considerados decepções. Os cariocas porque estiveram entre os primeiros colocados durante toda a competição e só agora, na reta final, deixaram o G4, grupo dos que garantem vaga à Libertadores do ano que vem. Já os paranaenses chegaram a liderar a disputa por algumas rodadas e hoje estão na zona de rebaixamento.



































Mano Menezes durou somente três meses como técnico no Flamengo

Técnicos medalhões em baixa

Entre os treinadores, alguns medalhões deixaram a desejar . Mano Menezes, em seu primeiro trabalho depois da passagem pela seleção brasileira, durou somente três meses no Flamengo , clube que deixou na luta contra a degola. Vanderlei Luxemburgo, confirmando a má fase, foi mandado embora do Fluminense quando a equipe entrou no temido Z4.

Os casos de Dorival Júnior e Paulo Autuori são ainda piores. Neste Brasileirão, Dorival já foi demitido do Vasco. Hoje está no Fluminense e segue na briga para escapar da Série B. Autuori, por sua vez, trocou o Vasco pelo São Paulo em julho e durou menos de dois meses, deixando o time paulista também ameaçado pelo rebaixamento.

Estrelas apagadas dentro de campo

Mas as maiores decepções do Brasileirão são alguns jogadores considerados craques. Alexandre Pato, talvez seja a maior delas. Contratado a peso de ouro pelo Corinthians no início de 2013, o atacante fez apenas nove gols na competição. Se por um lado é o principal goleador da equipe, por outro ele esteve longe de brilhar.


Jadson e Luis Fabiano no São Paulo são outros exemplos. O camisa 10 tricolor começou bem a temporada, mas caiu muito de rendimento e passou boa parte do campeonato entre os reservas. Já o camisa 9 balançou as redes somente seis vezes. Para se ter uma ideia, o pouco badalado Ederson, do Atlético-PR , é o artilheiro do torneio com 17 gols.

Montillo, Carlos Eduardo e Barcos foram as maiores contratações de Santos, Flamengo e Grêmio para esta temporada, respectivamente, mas também estivera longe de brilhar.

Roberto Dinamite, presidente do Vasco, pode ver clube ser rebaixado novamente à Série B

Más gestões afetam desempenho

O trabalho ruim dos dirigentes afeta diretamente o desempenho das equipes em campo. Isso ficou claro em clubes como São Paulo, Fluminense, Flamengo e Vasco. No clube paulista, o presidente Juvenal Juvêncio precisou mudar duas vezes o treinador para não ser ameaçado pelo rebaixamento.

No Flu, o gerente de futebol Rodrigo Caetano não conseguiu manter o trabalho que o fez ser campeão nacional em 2012 e hoje o time está lutando contra a Série B. No Vasco, a gestão do presidente Roberto Dinamite vem sendo muito criticada diante da provável queda à segunda divisão e há a ameaça até da volta do ex-presidente Eurico Miranda nas próximas eleições.

Já o diretor Paulo Pelaipe errou nas contratações no Flamengo. Carlos Eduardo não vingou, assim como Jorginho e Mano Menezes como treinadores. O dirigente não ficará no clube em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário