segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vai começar o maior exercício de guerra aérea da América Latina


Entre os dias 4 e 15 novembro, mais uma vez, o Nordeste brasileiro vai ser palco do maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina; o CRUZEX (Operação Cruzeiro do Sul) que acontece a cada 3 anos, esse ano contará com a participação de 9 países e 96 aeronaves nas Bases Aéreas de Natal e do Recife. O objetivo será treinar estratégias e táticas da guerra aérea moderna no contexto de uma coalizão.



As unidades aéreas estão prevista para chegar as bases aéreas ainda esse mês, especificamente dia 31 de outubro, e o exercício terá inicio dia 5 de novembro,  na programação inclui um dia de portões abertos para o publico interessado que está previsto para o dia 9 de novembro onde na oportunidade o publico poderá chegar perto das aeronaves participantes do exercício.


A sétima edição da CRUZEX envolve o número recorde de países participantes com aeronaves: nove. Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai, além do Brasil, participam da CRUZEX FLIGHT 2013. As Bases Aéreas de Natal (RN) e do Recife (PE) recebem 86 aviões e 9 helicópteros para este exercício. Um helicóptero da FAB também permanece em Caicó (RN) de alerta para qualquer emergência. No total, mais de 2 mil militares, brasileiros e estrangeiros, participam do exercício.

Edições anteriores da CRUZEX já foram realizadas em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012. Com exceção de 2002 e 2006, todas tiveram com sede a Base Aérea de Natal, local onde a Força Aérea Brasileira possui uma ampla estrutura necessária para a condução de um exercício militar deste porte, além de apresentar condições climáticas favoráveis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário