segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ribeiro X Vital





Já projetando ocuparem campos opostos no próximo ano, os grupos Ribeiro e Vital, ambos de Campina Grande, protagonizam nos bastidores uma disputa política que aprofundou ainda mais a antipatia mútua entre as duas tradicionais famílias paraibanas no ano passado, durante a campanha municipal campinense. Novamente, o Partido dos Trabalhadores (PT) é a "noiva cobiçada" entre as duas forças partidárias representadas pelo PMDB e PP na Paraíba.
Em posição de confronto, o senador Vital do Rêgo e seu irmão, Veneziano Vital do Rêgo, ex-prefeito de Campina Grande, ambos do PMDB, disputam o prestígio do Palácio do Planalto com o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), das Cidades, que tem na irmã, deputada estadual Daniella Ribeiro, uma incisiva adversária dos peemedebistas na Paraíba.
Vital do Rêgo mantém-se "ministeriável" da Integração Nacional e já não esconde de ninguém mais que, nas reuniões da cúpula do partido, tem deixado absolutamente clara a necessidade de que a legenda reproduza na Paraíba a aliança nacional com o PT. "Não vislumbro qualquer outra lógica", referenda Vitalzinho.
O apoio do PT e naturalmente da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição, será fundamental para os planos do senador, que tem em Veneziano Vital do Rêgo o nome escolhido pelo PMDB paraibano para disputar o Governo do Estado em 2014. Mas, para isso, o Planalto tenta unir o que, até o momento, é inconciliável.

Ribeiros magoados

Um dos ministros “queridos” de Dilma, Aguinaldo Ribeiro vem apenas não representando o PP no governo federal, mas tem aproveitado a oportunidade para procurar se fortalecer junto ao Palácio do Planalto dentro da conjuntura da Paraíba. Na semana passada, a presidente da República e o antecessor e estrela maior do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, conversaram com o ministro paraibano sobre a terrinha.
Hostilizado nos bastidores por ações ocultas de Vital do Rêgo e seu grupo, tão logo foi anunciado como novo gestor das Cidades na Esplanada, Aguinaldo Ribeiro e sua família não perdoam os adversários da Paraíba e de Campina Grande, principalmente sempre que lembram que, em 2012, Daniella Ribeiro teve a candidatura “fritada” pelas manobras dos irmãos peemedebistas: usaram o “laranja” Alexandre Almeida, candidato do PT e assessor do gabinete de Vital, para fechar as portas na aliança com o PP dos Ribeiro.
Marcos Alfredo (www.marcosalfredo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário