domingo, 27 de outubro de 2013

Redação do Enem





Este domingo é o dia mais temido do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alguns dos candidatos que vão fazer as provas. Além de responder às questões Matemática e Linguagens e Códigos, os estudantes devem reservar um tempo, entre as cinco horas e meia do exame, para escrever a redação.
Para te ajudar a ficar mais seguro na hora de elaborar seu texto, lembramos abaixo quais são as principais regras e damos algumas dicas para que a redação não seja desclassificada e obtenha uma boa nota.
Número de linhas
A quantidade de linhas na redação do Enem, de acordo com o edital, não deve estar fora do limite mínimo de 8 linhas e máximo de 30. Professores de redação afimam que não há um tamanho ideal, desde que você respeite a estrutura do texto que é exigida.
Tipo de texto
A prova do Enem exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo. Neste formato, você deverá expor seus argumentos, que devem ser estruturados de forma consistente e coerente, com a apresentação de uma "proposta de intervenção social" ao final. Não é permitido escrever poesia ou outros estilos de texto que fujam ao proposto pelo exame.
Título
O título na redação do Enem não é obrigatório. Fica a critério de cada um dos candidatos acrescentar o título ou não.
Textos de apoio
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, você não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que você perca pontos na avaliação de competências.
Correção
O texto será corrigido de acordo com a observação de cinco competências definidas no Manual de Redação do Guia do Candidato. Cada um dos critérios vale 200 pontos, e somados eles totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:
Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos
Redação nota zero
A redação do Enem pode ser desclassificada nos seguintes casos:
Se o candidato fugir do tema,
Se o estudante fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto
Se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
Se o texto tiver menos de oito linhas,
Se houver desrespeito aos direitos humanos,
Se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.
EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário