quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Morte do Promotor

PROMOTOR DE SERTÂNIA INTEGRA FORÇA TAREFA QUE INVESTIGA MORTE DE PROMOTOR DE ITAÍBA E DÁ ANDAMENTO A PROCESSOS


O promotor Guilherme Vieira Castro na posse do Conselho Tutelar de Sertânia : um dos que integram a forçla tarefa que vai atuar em Itaíba e Águas Belas.
O promotor Guilherme Vieira Castro na posse do Conselho Tutelar de Sertânia: um dos que integram a força tarefa que vai atuar em Itaíba e Águas Belas.
O Promotor de Justiça de Sertânia, no Sertão, Guilherme Vieira Castro, integra a força-tarefa criada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para trabalhar no inquérito policial do assassinato do promotor de Itaíba, Thiago Faria Soares, e nos processos civis e criminais da 5ª Circunscrição Ministerial, no Agreste, que tem sede em Garanhuns, mas é responsável por 22 municípios da região, entre eles, Itaíba e Águas Belas.
A equipe é composta por especialistas na área criminal e em conflitos agrários. No total, 16 promotores de Justiça de Pernambuco e dos estados de Rondônia e Minas Gerais foram designados para o serviço pelo procurador geral de Justiça Aguinaldo Fenelon em três portarias publicadas no Diário Oficial do Estado.
Uma das publicações determina que integrantes do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMPPE) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) passem a trabalhar em todos os processos civis e criminais da região junto com Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes Panalva Santos, promotor de Justiça em exercício em Itaíba, e outros seis juristas. Os trabalhos serão coordenados pelo promotor Stanley Araújo Correa, de Garanhuns.
Também foram designados pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNCOC/CNPG) três promotores de outros estados para auxiliar o MPPE, sendo dois de Rondônia e um de Minas Gerais.
Eles irão colaborar no inquérito que apura a morte de Thiago Faria. Os atos e processos em trâmite na Comarca de Itaíba irão receber uma atenção especial. A mesma portaria que nomeou Marcelo Grenhalgh como novo promotor em exercício no município determinou que outros sete atuem na cidade em conjunto ou separadamente a ele.
Além de Emmanuel Cavalcanti Pacheco, de Águas Belas, outros sete promotores, de diversas comarcas, foram designados para atuar no grupo, dentre eles, Guilherme Castro . Alguns membros da força tarefa já estão no Agreste. Outros, se uniram a eles hoje. O promotor Ricardo Lapenda, referência quando se fala em júri popular, é um dos especialistas da área criminal a atuar na equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário