quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Maçonaria e DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, através do Capítulo "Gerson Patriota de Medeiros, faz palestra em Juru

O Capítulo "Gerson Patriota de Medeiros Nº 742 da Ordem DeMolay esteve reunido na noite de ontem (23), na Câmara de Vereadores, a fim de fundar a Ordem DeMolay na região de Princesa Isabel.

Na oportunidade, Robison Pessoa Lira, representando os demais membros da Maçonaria, proferiu palestra para os convidados presentes a reunião esclarecendo que a Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, que creiam em Deus e tenham bom caráter e idoneidade moral.

Fundada nos Estados Unidos dia 24 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem Demolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni".

No Brasil, distribuídos em mais de oitocentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No dia 08 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói mártir da Ordem.

A palestra foi finalizada por Robison ressaltando que "para ser útil à sociedade não necessita ser DeMolay, mas, para ser um Demolay é necessário ser um jovem útil à sociedade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário