sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Feras Paraibanos

Dois estudantes da PB ‘dão show’ e ficam entre os melhores do país no simulado do Enem; sergipana lidera ranking


Estudos incluem exercícios pela internet e conteúdo personalizado 


Daniel Ferreira de Melo e Kelton Dantas
Entrar em medicina na Universidade Federal do Sergipe (UFS) é o grande objetivo da estudante Carla Monique Almeida Rosa, de 20 anos, nascida na Bahia e que mora em Aracaju. Ela afirma que dedica todo o tempo livre para os estudos na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com 64 mil pontos, é a primeira colocada do ranking do Geekie Games – O desafio do Enem, plataforma interativa que traz exercícios, simulados, e aulas sobre os pontos fracos apresentados nos testes.
Para aparecer no ranking, o estudante precisa cadastrar o nome da escola no ato de inscrição no Geekie Games, além de ter feito pelo menos um simulado de cada área de conhecimento do Enem (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática).
A plataforma oferece, além de um simulado inteligente para os alunos que farão o Enem, um plano de estudos personalizado com base nos erros demonstrados pelos candidatos que responderam às perguntas. É uma oportunidade real de treinar para o exame que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. A participação é gratuita e feita inteiramente pela internet.
“O simulado tem a cara das provas do Enem”, diz ela, que é aluna do Centro de Excelência Master, na capital sergipana. “Tem jeito de jogo, é menos estressante que estudar pelos livros. Oferece um conteúdo resumido e objetivo em cima dos seus pontos fracos. Poupa o nosso tempo e ajuda a corrigir as nossas falhas.”
A jovem fez 681 pontos no Enem do ano passado e sabe que precisa melhorar seu desempenho se quiser a vaga em medicina da UFS. “Este ano o curso vai entrar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no ano passado usou a nota do Enem em um processo seletivo próprio e nota de corte foi por volta de 720 pontos”, diz. Carla afirma ainda ser boa em redação, mas que precisa melhorar nas questões de exatas. “Estou treinando muito o simulado de matemática.”
Paraíba se deu bem - Outro estudante “fera” no Geekie Games é Daniel Ferreira de Melo Filho, de 17 anos, que mora em Bananeiras (PB). Daniel quer fazer engenharia civil em algumas das universidades públicas do seu estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ou Universidade Estadual da Paraíba (Uepb). Todas usam a nota do Enem.
Para isso, o jovem se dedica aos estudos no terceiro ano do Colégio Maximum e aprimora conhecimento no Geekie Games. “Este jogo vicia, é muito legal. As questões são bem formuladas e desafiadoras”, diz.
Daniel conta que já prestou duas vezes o Enem como treineiro, mas que agora quer chegar bem preparado para as provas. Na sexta-feira, já somava quase 59 mil pontos, na “cola” da Carla Monique.
Kelton Dantas Pereira, de 21 anos, que mora em Pombal (PB) e estuda em Patos (PB), também quer fazer medicina, na UFPB. Ele afirma dedicar um grande tempo do seu dia para os estudos e a prática de simulados. “É importante treinar as questões para chegar bem preparado para o Enem”, diz o jovem, que fez ensino médio no Colégio Geo Patos. Kelton foi aprovado em engenharia, mas se passar em medicina no próximo Sisu, vai seguir a carreira sonhada.
O estudante, que já somou 50 mil pontos no Geekie Games, diz também que a dedicação aos estudos vai dar muito retorno. “Sou grato pelo reconhecimento aos estudam diariamente, esforçam-se e veem nos estudos o caminho mais certo para que possamos realizar nossos sonhos.”

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário