sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Falsos Médicos

PF desarticula esquema que falsifica diplomas de medicina na PB e em 13 estados

A partir de uma denúncia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Polícia Federal iniciou na manhã desta sexta-feira (18) a operação “Esculápio” na Paraíba e em outros 13 estados, com o objetivo de executar 41 mandados de busca e apreensão para por fim ao esquema de uso de diplomas de medicina falsos e compradas na Bolívia. A determinação para que seja feita a operação parte da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Mato Grosso e tem o delegado Guilherme Augusto Campos Torres Nunes à frente dos trabalhos. As autoridades suspeitam também de que alguns dos procurados teriam solicitado o ingresso no 'Mais Médicos', que não pode contratar profissionais formados no exterior.
Conforme denúncia, os donos desses diplomas falsos teriam se inscrito no Revalida, um exame que dá permissão para que médicos formados no exterior possam atuar no Brasil. A instituição federal informa que checou informações junto a universidades internacionais e constatou que dentre os inscritos, 41 nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nos locais verificados.
Segundo a Polícia Federal, os investigados responderão pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. O responsável pelas fraudes na Bolívia também será localizado. O nome ‘Esculápio’ se refere ao Deus da medicina e da cura, segundo o que diz a mitologia greco-romana

Postado por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário