domingo, 27 de outubro de 2013

Assim falou Zé Duarte


DSC08143

Com público recorde, o jornalista e escritor princesense Tião Lucena lançou na noite desse sábado (26) o livro “A Guerra de Princesa”, em Princesa Isabel.
O evento aconteceu no salão de festas da AABB local, e reuniu dezenas de pessoas, inclusive de cidades vizinhas. Estudantes, empresários, professores, profissionais liberais, jornalistas, radialistas, políticos, escritores e familiares do autor marcaram presença no lançamento.
Aberto ao público em geral, o evento teve como mestre de cerimônia a jornalista e radialista Sabrina Barbosa. O escritor e jornalista princesense Aldo Lopes de Araújo fez a apresentação da obra, publicada pela Edições Bagaço.
Amigo e admirador de Tião Lucena, Aldo Lopes destacou que a obra “resgata a história dos ‘vencidos’ sem ranço acadêmico, através de uma linguagem própria, cujo único estilo é o seu próprio estilo, fluente, ágil e certeiro”.
Aldo ainda acrescentou que “A Guerra de Princesa” também consegue, a um só tempo, “dessacralizar ícones da historiografia oficial dos vencedores e fazer a necessária revisão histórica, redimensionando personagens até então barbarizadas pela pena dos escribas do poder”.
“A tudo isso, soma-se sua perspicácia investigativa pessoal que, através de uma narrativa enxuta, ímpar, consegue colocar as coisas no lugar, isto é, a saga do povo de Princesa através da figura do Coronel Zé Pereira na chamada ‘Revolta de Princesa’, um episódio fora do comum na história latino-americana do século passado”, completou Aldo.
Emocionado, Tião Lucena disse que Aldo Lopes, com sua apresentação, praticamente lhe retirou as palavras. “Tudo que queria dizer, Aldo o fez. Mas gostaria de lembrar que a obra procura, a seu jeito, sem academicismo, mostrar o outro lado da História, ser um contraponto à ‘estória’ cruenta, perversa, escrita pelos vencendores”, afirmou Tião.
Nas palavras do autor, o livro intenta “desmascarar falsos heróis, desnudar farsas, revelar intrigas, ódios e paixões que autenticamente marcaram a Guerra de Princesa, sem subterfúgios, apenas com a verdade objetiva dos fatos”.
“ A história do coronel José Pereira Lima, o famoso Zé Pereira de 30, é algo que se sobrepõe à narrativa oficial, tem nuances que foram omitidas criminosamente pelas versões dos vencedores. Procuro, assim, evidenciar contextos políticos e históricos, sem perder de vista a perspectiva humana, a dimensão interior de um homem de letras, que foi um empresário arrojado, quase advogado, deputado e, acima de tudo, um líder inconteste, um sertanejo destemido, herói do seu povo”, afirmou Tião.
Ele disse ainda que ficou surpreso com o público que compareceu ao lançamento e com a enorme fila que se formou durante a sessão de autógrafos. “Minha terra me emocionou. Esperava um evento grande, mas assim não. Foi demais. Estou sem palavras”, revelou Tião.
O evento teve decoração assinada pela empresa Tayane Festas, que também fez o serviço de bebidas e iguarias, e contou com música ao vivo, com Beto dos Teclados.
O blog participou do lançamento. Acompanhe na sequência de fotos abaixo:

DSC08139

DSC08118

 DSC08080

Nenhum comentário:

Postar um comentário