quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Relacionamento

Seu relacionamento tem futuro?

Não existe uma fórmula para saber se a relação vai durar, mas algumas atitudes do dia a dia podem mostrar se seu parceiro está – ou não – apostando no futuro a dois

Bianca Castanho - iG São Paulo

Pode ser bem no início da relação ou anos depois do primeiro beijo, mas uma pergunta clássica costuma aparecer em um relacionamento: será que estou com a pessoa certa? Vamos ficar juntos por mais um mês ou pela vida toda? Quero passar os dias na companhia dessa pessoa? Muitas vezes, é a partir das respostas para essas indagações que o casal decide quanto esforço vale a pena fazer para manter o relacionamento.


Ler os sinais nas atitudes do parceiro ou parceira ajuda a avaliar as chances do relacionamento

Ao contrário do que se imagina, essas dúvidas sobre o futuro não são exclusivas das mulheres. “Até hoje, as mulheres tendem a fazer mais este papel questionador no início do relacionamento, mas não são poucos os homens que planejam as relações para ter segurança ao lado da parceira”, explica Sérgio Savian, psicólogo e autor do livro “Amor e Sedução para a Mulher do Século XXI” (Editora Jardim dos Livros).









Interesse
Tanto homens quanto mulheres podem começar a reflexão entendendo qual o principal motivo que mantém o casal unido: amor, vontade de estar junto ou necessidade de ter alguém ao lado. “Os relacionamentos gerados pela necessidade são menos criativos, mais rasos e potencialmente mais conflitivos”, explica o psiquiatra Gley Costa.
Depois dessa análise, preste atenção em alguns detalhes. Quando alguém está interessado em manter um relacionamento, o maior sinal é a vontade de ficar junto. Querer dividir experiências e ter interesse nas atividades diárias do outro também são comportamentos que sinalizam uma preocupação com o futuro lado a lado. Perguntas como ‘o que você fez hoje?’ ou ‘como foi o trabalho?’ podem mostrar preocupação com o bem-estar do parceiro.

O distanciamento é um sinal de pouco compromisso

Distanciamento
Da mesma maneira, quando a pessoa não quer seguir um caminho a dois, é possível enxergar estes sinais nas atitudes. “Todo o diálogo amoroso é uma sucessão de mensagens. Por conta disso, sempre que um relacionamento não dá certo, é possível identificar mensagens iniciais indicadoras deste desenlace”, resume Gley.

Leia também:

Uma das atitudes mais fáceis de notar é o distanciamento. O parceiro não precisa informar o tempo todo onde está, mas um sumiço longo pode significar que algo está errado. “Um sinal do desinteresse é criar ‘espaços’, ou seja, não se programar ou se despedir sem planejar nada”, explica o psiquiatra.

Se os amigos ou parentes do seu amor nem sequer sabem da sua existência, talvez seja hora de rever alguns conceitos. Seu parceiro não precisa te apresentar logo no primeiro dia para a família toda, porém, se ele está realmente interessado, comentará algo sobre você com parentes e amigos mais próximos. “Se você ama aquela pessoa e pretende se comprometer, não teria problemas em apresentá-la para sua família, dizer aos amigos com quem está. Sumir sem dar satisfação é coisa de quem não está envolvido”, reforça Savian.


Sem garantia
Apesar dos sinais indicarem se a relação é importante ou não, não existe uma fórmula secreta para estimar a longevidade dos relacionamentos. “Não temos nenhuma garantia sobre o futuro de uma relação, por isso a única coisa que podemos fazer é nos dedicarmos ao presente da melhor forma possível. Garantir o futuro é uma ilusão de quem ainda acredita que temos controle sobre a vida, o que está longe de ser verdade”, diz Savian.
É justamente por isso que parte importante da relação é aproveitar o presente. “Saber viver cada etapa da relação também é fator decisivo para o sucesso. Um relacionamento de amor é para ser vivido leve e naturalmente, de forma simples”, explica Márcia Dolores, psicóloga especializada em comportamento humano.

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário