terça-feira, 20 de agosto de 2013

Morre, em Princesa Isabel, Pedro Fogueteiro, 'o mágico da pólvora e do fogo'

Tião Lucena faz, em seu blog, uma justa homenagem a Pedro Fogueteiro no dia do seu falecimento

São Pedro Fogueteiro!





Pedro Fogueteiro não era apenas um mero personagem do cotidiano de uma cidade. Ele era a própria imagem de Princesa, terra do seu nascimento e a qual dedicou uma vida inteira. Homem simples, do povo, lutou bravamente pelo seu espaço usando as armas que estavam ao seu alcance, para no final marcar presença, se tornar visto, admirado, respeitado e amado por todos os seus conterrâneos.
Nunca fez mal a uma mosca. Durante sua longa existência, colecionou amigos, multiplicou admiradores, ganhou fãs.
De simples fogueteiro transformou-se em artista, mágico da pólvora e do fogo, substâncias que sabia juntar para transformar em cores e enfeitar os céus.
Eu menino, os meninos do meu tempo, nos encantávamos com as rodas de fogo, com os neguinhos pilando o fubá,com os fogos de lágrimas a disputarem o espaço das estrelas nos céus noturnos do sertão, com os pifeiros de Jericó entoando hinos no dia do seu aniversário e com Carmélia Grossa chamando para si a responsabilidade pelo sucesso da festa. Tudo isso nos ensinou a ver nele um Pedro imortal, festeiro, eterno e com prazo de validade indefinido.
A sua festa cresceu tanto que invadiu uma rua inteira. O Cancão, o seu Cancão, ficou pequeno para receber o forró que ali se instalava a cada São Pedro, o Pedro do Céu dividindo espaço com o Pedro da Terra, cada um mais brilhante do que o outro, sendo que o de cá brilhava mais porque seu brilho saía das suas limitações, enquanto o outro se valia dos poderes divinos para poder brilhar.
Pedro morreu esta madrugada. Seu corpo está sendo velado na casinha do Cancão. Muita gente está indo dar o adeus ao nosso fogueteiro. Os fogos de lágrimas sobem ao firmamento chorando agora de verdade. Eles estão órfãos de pai. Princesa também está órfã, perdeu sua alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário