segunda-feira, 24 de junho de 2013

Hoje é dia de São João; saiba por que a data é comemorada

DE SÃO PAULO


O dia de São João é comemorado nesta segunda-feira (24). Por todo o país são realizadas festas com danças típicas, fogueiras, fogos de artifício e muita comida.
Mas por que esse dia é comemorado?
A "Folhinha" de 25 de junho de 1978 contou a história por trás desta data e explicou por que as pessoas acendem fogueiras no dia do "santo festeiro".

Festa de são João em Campina Grande (PB); cidade tem uma das maiores festas juninas do país
Festa de são João em Campina Grande (PB); cidade tem uma das maiores festas juninas do país

Leia a íntegra abaixo.

Há muitos e muitos anos, quando Nossa Senhora vivia no mundo, ela morava em Belém numa humilde casinha. Certo dia, ao cair da tarde, ela estava passeando pelos campos que circundavam o seu lar, e, de repente, viu uma coisa brilhante que descia suavemente pela Via Láctea, que começava a aparecer.
Era como um punhado de estrelas cintilantes, formando o contorno de uma criatura alada. Quando chegou perto, viu que era um anjo. Aproximou-se da mulher, ajoelhou-se e disse-lhe:
-- "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco e bendita sois vós entre as mulheres."
Maria perguntou:
-- O que significa isso? Que desejais de mim?
-- Sou o anjo Gabriel e vim aqui, a mandado de Deus, avisar-vos de que ele vai enviar-vos um filho e que devereis batizá-lo pelo nome de Jesus.
-- Que bom! --exclamou Nossa Senhora, baixando a cabeça.
-- Isabel, vossa prima --declarou o anjo--, terá também um filho. O dela virá primeiro que o vosso --declarou e se despediu, deixando na sua passagem um rastro luminoso de nuvens.
No dia seguinte, Maria levantou-se cedo, colheu flores e frutos e dirigiu-se à casa de sua prima Isabel.
Isabel morava em uma colina, e quando avistou Maria, foi ao seu encontro contar-lhe a grande novidade.
-- Querida prima --disse, abraçando-a. Ontem, quando meu marido estava orando no templo, um anjo avisou-o que Deus nos mandará um filho, que deverá ser batizado pelo nome João.
-- Eu já sabia, por isso vim.
-- Como? --perguntou Isabel, cheia de curiosidade.
-- O mesmo anjo que lhe trouxe essa notícia, levou-me também a de que eu serei mãe de um menino que deverá chamar-se Jesus.
As duas conversaram, então, satisfeitas.
-- Como poderei saber que seu filho nasceu? --perguntou Maria a Isabel.
-- Vê aquela montanha? --perguntou Isabel. Mandarei colocar no alto um mastro enfeitado com flores vermelhas, e acenderei uma fogueira a seu lado, quando João nascer.
O tempo foi passando, e certo dia, ao anoitecer, Maria olhando para a casa de sua prima viu uma fogueira acesa. Sonha, então, que João nascera. Para lá então se dirigiu com José, levando presentes ao recém-nascido.

Desde então, o dia do nascimento de São João e comemorando com festas. Até hoje, em louvor a esse santo, é que se acendem fogueiras, levantam-se mastros enfeitados com flores vermelhas, chamadas de flores de São João, e soltam-se bombinhas e foguetes... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário