terça-feira, 11 de junho de 2013

Extraído de: G1 - Globo.com 

Ex-marido suspeito de matar juíza vai para Cuiabá e diz estar arrependido


Suspeito foi recapturado a 12 quilômetros de Alto Taquari, em um matagal. Ele prestou depoimento à polícia e participou da reconstituição do crime.

O enfermeiro Evanderly de Oliveira Lima, apontado pela polícia como principal suspeito de matar a tiros a ex-mulher, a juíza Glauciane Chaves de Melo, no Fórum de Justiça de Alto Taquari, cidade a 509 quilômetros de Cuiabá, foi transferido sob um forte esquema de segurança para a capital nesta segunda-feira (10) horas depois de ter sido recapturado. Agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), vinculado à Polícia Civil, estão responsáveis pela escolta. A previsão é que o suspeito chegue a Cuiabá na madrugada desta terça-feira (11). À polícia, ele confessou ter matado a ex-mulher e relatou estar arrependido.
Ele foi localizado em uma região de mata fechada nas proximidades da cidade. Por ter curso superior, o suspeito ficará preso preventivamente no Anexo II da Penitenciária Central do Estado (PCE), considerada a maior unidade prisional de Mato Grosso. Evanderly seria levado para o presídio Major Eldo Sá Corrêa, mais conhecido como Mata Grande, em Rondonópolis, a 218 quilômetros da capital, mas, por questões de segurança, acabou sendo transferido para uma unidade prisional com maior infraestrutura.
Antes de seguir viagem rumo à capital, Evanderly prestou depoimento à polícia e fez a reconstituição do crime. Para a realização do procedimento, o fórum da cidade precisou ser interditado completamente. Todo o cenário reconstituído do crime foi registrado em fotografias que irão compor o inquérito policial que investiga o caso.
Ao delegado que colheu o depoimento, Arnaldo Agostinho Sottani, Evanderly afirmou que se deslocou na última sexta-feira (7), data do crime, até o fórum apenas para conversar com a magistrada porque não concordava com o fim do casamento. O casal pôs fim ao contrato de união estável há seis meses. Ainda conforme o delegado, o suspeito afirmou que quando deixou o gabinete da vítima, ela o seguiu e, neste momento, ele sacou a arma e disparou contra a ex-mulher. "A partir daí ele diz não se lembrar de mais nada", afirmou Sottani. Os dois disparos atingiram a nuca da magistrada, que morreu na hora.
A arma utilizada no crime, segundo o suspeito, era a mesma que fazia a segurança da magistrada desde que o casal chegou a Alto Taquari para a posse de Glauciane, há um ano. Depois de disparar contra a ex-mulher, o suspeito abandonou o revólver calibre 38 em um canteiro do fórum, que acabou sendo encontrado pela polícia.
A polícia também vai investigar, após relatos de algumas testemunhas, supostas ameaças que a juíza vinha recebendo do suspeito depois do término do relacionamento. O problema, segundo o delegado João Ferreira Borges Filho, é que a magistrada não registrou nenhuma queixa contra o enfermeiro.

Recaptura
O cerco policial em busca do paradeiro do suspeito durou três dias. Evanderly dificultou o trabalho da polícia ao utilizar táticas de guerra, como a camuflagem. Ele andava à noite no meio da mata e se escondia durante o dia com roupas que tinham até capim. No passado, segundo informou a polícia, Evanderly foi bombeiro militar em Minas Gerais e possui treinamento especializado em sobrevivência na mata.
Ele foi encontrado a 12 quilômetros do perímetro urbano de Alto Taquari nesta segunda-feira bastante debilitado e com câimbras nas pernas. Ao delegado Arnaldo Sottani, durante depoimento, o enfermeiro afirmou que não se entregrou espontaneamente por 'ter medo de morrer', devido ao cerco policial.
Evanderly foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio duplamente qualificado, pelo assassinato ter sido cometido por motivo torpe e sem chances de defesa à...
... ver notícia completa em: G1 - Globo.com
Autor: Dhiego Maia, G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário