quarta-feira, 24 de abril de 2013


RESPOSTA DO PARAIBANO A NEYMAR
RESPOSTA DE UM PARAIBANO A NEYMAR 

É inaceitável em pleno século XXI ver pessoas como o Jogador Neymar, praticar  preconceito regional com o estado da Paraíba. Nossa sociedade brasileira já repeliu o preconceito de cor e precisa urgentemente banir esse preconceito ridículo e mesquinho. 

Neymar fala da Paraíba e talvez nem a conheça bem... Mas posso dizer que a Paraíba além de apresentar um grande potencial turístico, também possui um grande acervo da Cultura Popular, e tudo isso vem da criatividade do povo e das manifestações folclóricas cultivadas de geração em geração tornando-se notória pela diversidade de talentos artísticos, que têm conquistado o mundo através da força de suas obras nos mais diversos gêneros.  

Talvez você Neymar não tenha conhecido ou ao menos ouvido falar em Ariano Suassuna - Romancista e dramaturgo, membro da Academia Brasileira de Letras, Celso Furtado - Grande economista e fundador da Sudene, Talvez você Neymar não tenha ouvido as músicas de Chico César, Elba Ramalho, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Vandré, Herbert Vianna, Roberta Miranda, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho e Sivuca. Talvez você não tenha lido nenhuma livro de José Lins do Rêgo, os poemas de Augusto dos Anjos e de Ronaldo Cunha Lima ou até talvez ouvido  falar nas críticas de José Nêumanne Pinto e se você viu, agradeça ao paraibano Assis Chateaubriand - jornalista e empresário, fundador dos Diários Associados e do MASP que trouxe a televisão para o Brasil.

Não poderia de deixar de falar das inúmeras belezas naturais da Paraíba que talvez você Neymar nem tenha se ocupado em saber se existe, mas mesmo assim te aconselho a visitar as paisagens que vão do litoral (onde encontramos as mais belas praias do Brasil, o ponto mais oriental das Américas e a verdadeira terra da cultura popular), Terra de um verdadeiro patrimônio de fé onde nos inebriamos com a exuberância da mata Atlântica que por sua vez é a segunda maior reservas de fauna e flora do mundo.  Temos também Campina Grande, terra do autêntico forró pé de serra, do maior São João do Mundo, uma Cidade que se destaca nos setores de tecnologia da informação, softwares, games e saúde, conforme a pesquisa 'As cidades Mais Inovadoras do Brasil'.Considerada um dos principais pólos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. não poderia deixar de falar de Cabaceiras, a Hollywood nordestina, Sapé - a terra do abacaxi, e ainda se você quiser casar pode passar pela pedra de Santo Antônio situada em Fagundes, não poderia esquecer também de falar sobre as universidades  que existem no Estado da Paraíba, onde existem cursos que são referência para o País. Enfim... Isso é mínimo que posso elencar, mas acredito que já te convence que somos uma gente ordeira e trabalhadora, paraibanos que estão de sol a sol em busca do seu pão e de melhoria para o nosso país, buscando valorizar a cultura que é patrimônio nosso, e contribui com o conhecimento da riqueza e das peculiaridades de cada região.

Sou Rodolpho Raphael de Oliveira, 22 anos, jornalista.  Sou Brasileiro, sou esperancense e sou PARAIBANO COM MUITO ORGULHO!

@RodolphoRR

Nenhum comentário:

Postar um comentário