segunda-feira, 22 de abril de 2013


 

Produtores rurais fazem protesto em frente da agência do Banco do Nordeste de CG
Em meio a um clima quente apesar da chuva do último final de semana, a cidade Campina Grande amanheceu vivenciando o protesto dos pequenos produtores rurais que estão tendo as dívidas executadas pelos bancos do Brasil e Nordeste. Liderado pela Associação dos Mutuários do Banco do Nordeste, os produtores se concentraram em frente a agência do Banco do Nordeste na confluência das ruas sete de setembro e João Suassuna Centro da cidade.
No local eles despejaram carcaças de animais como forma de chamar a atenção para a grave situação enfrentada e, ao mesmo tempo, pedir a anistia das dívidas. Os agricultores de várias regiões do Estado da Paraíba, encontram-se inadimplentes com os Banco do Nordeste.    
O Presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba (AMCREPB), Jair Pereira Guimarães disse que a manifestação tem como finalidade sensibilizar as autoridades federais, no sentido de encontrar uma solução para que seja decretado o perdão das dívidas contraídas junto aquela instituição bancária. Segundo ele, com a seca registrada nos últimos anos em todo o semiárido nordestino, nenhum deles têm condições de saldarem os empréstimos realizados para o setor agrícola. “Estamos idiginados com a presidenta, com o Banco do Nordeste e inclusive com os Deputados Federais, que não participam do protesto ao lado dos agricultores que vem sofrendo com esse Banco desonesto”. Disse Jair Pereira
O protesto intitulado “Grito do perdão das dívidas”, vem recebendo apoio de vários segmentos da sociedade paraibana, a exemplo da Federação de Agricultura da Paraíba – FAEPA, ASPLAN.
Os produtores que respondem por operação do crédito fundiário, contratadas ao amparo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, inclusive as operações do Programa Célula da Terra, pedem o perdão da divida. A intenção do movimento é despertar o Governo Federal e a Sociedade sobre as dificuldades que os agricultores devedores do Banco do Nordeste estão passando.
Recentemente os produtores rurais realizaram o mesmo protesto em frente frente a agência do Banco do Nordeste de Guarabira. Na ocasião ele denunciaram a burocracia que é exigida pelo banco para a liberação de crédito para que os produtores possam comprar ração para alimentar o rebanho.
PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário