segunda-feira, 22 de abril de 2013


Pendências eleitorais devem ser resolvidas até o dia 25


Os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos têm até o próximo dia 25 para justificar a ausência no cartório eleitoral. Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizar uma campanha desde o início de abril, a procura tem sido pequena. Apenas 2,7% dos portadores de títulos em estado irregular procuraram a Justiça Eleitoral no país.   

Segundo o TSE, 1.472.808 eleitores não participaram das últimas três eleições. Em Pernambuco, existem 51.564 títulos eleitorais irregulares. Até esta quinta-feira (18), apenas 3,04% - 1.568 pessoas - compareceram aos cartórios do estado para tentar resolver o problema.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que, para resolver o problema, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral do estado apresentando o título eleitoral e um documento com foto. Caso não seja resolvida a pendência até o prazo estipulado, o eleitor terá o documento cancelado e poderá sofrer diversas sanções, como a não obtenção da carteira de identidade, de passaporte, a renovação de matrícula em instituições de ensino e a concessão de empréstimos em instituições financeiras  governamentais.

Os eleitores que faltaram um dos dois últimos pleitos pode resolver a pendência eleitoral em qualquer data do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário